Texto: Aline de Alencar Rosa.
Pensar demais acerca de um problema principalmente quando estamos envolvidos em algum conflito emocional, ou se deparar com uma situação de intenso estresse e ficar remoendo isso em nossas mentes, acarreta para nosso corpo diversas reações negativas.
Essas reações por sinal podem ser falta de sono, dor de estômago, desânimo ou até falta de apetite . Pensar demais nos problemas nem sempre é recomendável. O desgaste mental chega a ser devastador para nossos corpos, a ansiedade surge quando pensamos muito e antecipamos os acontecimentos em nossa cabeça.
Richard Bandler um escritor renomado que se dedica em falar sobre programação neurolinguística em seu livro “Usando a sua mente” fala a respeito disto, vejam abaixo o que o escritor diz acerca de usar o cérebro de maneira inadequada .
“A maioria das pessoas não usa o seu cérebro de maneira ativa e refletida. O cérebro é uma máquina que não pode ser desligada. Se você não lhe der algo para fazer, ele continuará a funcionar até cansar. Se alguém for colocado em um desses recipientes de privação sensorial o seu cérebro começará a gerar experiências internas. Se o seu cérebro não tiver o que fazer, ele vai começar a fazer alguma coisa, sem se importar com o que seja. Você talvez se importe, mas ele não.”
De acordo com Richard Bandler nossa mente trabalha incansavelmente, podemos constatar com essa afirmação que não tem como interromper o processo mental de nossos pensamentos, mas podemos escolher o que podemos pensar. É extremamente difícil deixar de nos preocupar com os problemas que passamos, mas temos que tentar evitar de pensarmos neles para que nosso corpo não sofra as conseqüências pela ansiedade que proporcionamos em excesso dentro de nossa mente .
Então é melhor mudarmos o foco de nossos pensamentos para não sofremos, estudiosos afirmam o desgaste mental com preocupações é um veneno irreparável, e quando o ingerimos diariamente o dano pode ser irreversível, devemos sempre colocar nossa saúde em primeiro plano.
Se você sofre por pensar demais sobre um contratempo ou problema é melhor mudar o seu padrão de pensamento, para se alcançar uma vida com mais plenitude.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem