Atualmente, muitas empresas estão impactando com seus negócios através da competitividade, planejamento estratégico, produtos diferenciados, marca como um bem sustentável, preços imbatíveis e um grande valor agregado ao produto. Neste sentido, buscar uma vantagem competitiva virou uma regra a ser seguida a todo vapor como forma de ganhar mais clientes e se perpetuar no mercado por muitos anos.
Sendo assim, os empreendedores em seu cotidiano buscam por alternativas eficazes para alavancar seus empreendimentos, dentre elas encontra-se a análise das 5 forças de Porter que serve para mostrar qual a posição de uma empresa no mercado, indicando seus pontos positivos e negativos. Essa análise é dinâmica, versátil, inovadora, transformadora e que possui um caráter relevante para qualquer negócio, independente do seu tamanho, localidade e nicho de atuação.
Toda e qualquer organização tem pontes fortes e grandes oportunidades que tem tudo para ganhar uma grande vantagem competitiva como forma de se expandir cada vez mais seus negócios. Por outro lado, também apresenta limitações como pontos fracos e ameaças apontados pela análise de SWOT e que devem ser superados.
Cabe mencionar que considero como necessário conhecer melhor e profundamente todas as características dos negócios e suas forças competitivas para avançar como uma marca rentável e sustentável. Vale ressaltar que toda organização precisa criar um plano de carreira, um programa para treinamentos e desenvolvimento de pessoas e aumentos salarias por mérito; políticas de promoções e orientação funcional dos produtos e uma melhor precificação para uma venda imbatível através de um planejamento estratégico e mercadológico, um plano de marketing poderoso, etc.
Convém lembrar que toda empresa deve construir o seu planejamento estratégico detalhadamente com sua equipe. É a partir dele que o negócio define onde quer chegar, como vai chegar lá, quais métricas precisa acompanhar e quais recursos irão precisar. Considero que é necessário e urgente incluir as 5 forças de Porter como parte do planejamento mais detalhado sendo, portanto, utilizado como um grande guia estratégico para definir com exatidão passos mais precisos e pontuais, que realmente levem em consideração todas as variáveis do negócio, ganhando assim a concorrência.