Para que serve e o que é um teste vocacional?

Para que serve e o que é um teste vocacional?

Ao completar os tão sonhados 18 anos e ter que tomar um rumo na vida profissional, não é tão fácil assim para os jovens. Este pensamento traz noite de sonos mal dormidas pois o seu futuro depende de suas escolhas. Nestes momentos a família também acaba fazendo uma pressão mesmo que sem intenção que pode atrapalhar muito o jovem recém “chegado a vida como ela é”.

Para se ter calma para iniciar esta nova etapa da vida, neste artigo iremos falar sobre “teste vocacioanal”, para que serve e o que é em si de forma bem explicada.

A escolha é sua…

Apesar de todo o clima de tensão em torno dessa escolha – que é tão importante, não apenas do ponto de vista profissional, mas também no âmbito da realização pessoal de cada indivíduo, é necessário ter em mente que o processo de opção por determinada carreira não deve se basear na vontade dos pais, nem tampouco na pura e simples busca por um grande salário.

Teste vocacional x orientação profissional

Dentro de nossa cultura burguesa, que visava segregar pessoas e justificar a desigualdade social e a falta de emprego para todos, era comum confundir orientação profissional com orientação vocacional.

Na verdade, o processo de orientação profissional envolve não apenas a escolha da carreira, mas todos os processos decisórios pelos quais um indivíduo passa durante a sua permanência no mercado de trabalho, inclusive, englobando as orientações necessárias para a decisão pela aposentadoria.
Para que serve e o que é um teste vocacional
O teste vocacional, uma vertente da Psicologia chamada Avaliação Psicológica, baseia-se nos instrumentos utilizados pelo psicólogo para avaliar o indivíduo, auxiliando-o na busca pela profissão que mais se enquadre em suas características individuais. É preciso ressaltar, porém, que essa análise visa tão-somente provocar a reflexão em torno das possibilidades de escolha, cabendo ao indivíduo optar por aquela que mais lhe pareça adequada à sua personalidade.

Portanto, não procure por mágicas ou respostas do tipo “faça tal curso”, mas invista nesse teste como uma forma de encontrar, você mesmo, o caminho a seguir em direção à sua realização pessoal e profissional. Vale ressaltar que os testes devem ser aplicados por um psicólogo que conheça a validade e a confiabilidade do exame.

Confira nossa indicação de artigo “Se livrando de alguns problemas quando o assunto é tecnologia”

Siga nos no insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário