Nesse outubro cor de rosa, me recordo de um dos mais importantes nomes do jornalismo do Rio Grande do Sul, a gaúcha Rosane Marchetti, que atravessou um período de câncer de mama e saiu vitoriosa.
Lembrando que vencer não significa sair ileso, mas está relacionado com a persistência e a coragem. Assim como ela, milhões de outras mulheres estão enfrentando essa batalha no Brasil, onde a arena é o corpo, a armadura é a mente e a arma de defesa é a medicina. Portanto, o outubro cor de rosa é o mês das aguerridas.
Claro que, a conscientização é um dos principais requisitos para obter a vitória, porque concede às guerreiras uma grande vantagem nessa batalha, que é o conhecimento.
Por isso, nesse mês do outubro rosa, a voz de Rosane soma-se a tantas outras vozes barulhentas que declamam em um lindo coro: “façam o auto exame”.
É esse toque tão pessoal que fará com que as mulheres tenham a grande vantagem contra essa doença que vem roubando a vida de nossas mães, irmãs, primas, amigas, avós e tias.
Outubro é o mês mais rosa que temos, é quando vemos tudo com mais delicadeza, com suavidade, com pureza e com zelo.
É a época do ano em que nós, que nunca passamos por essa luta, possamos nos orgulhar da vitória delas, e aprender com essas guerreiras, que mesmo que haja um diagnóstico positivo para o câncer, essa não é uma sentença de morte, mas uma oportunidade de descobrir uma força que antes era desconhecida.
Portanto, mesmo que falte nessa guerra, a arma de defesa simbolizada pela medicina, em decorrência da precariedade no que se refere ao tratamento no Brasil, existe uma torcida enorme enorme.
Essa torcida é composta por esposos, pais, irmãos, namorados e amigos, que traz a existência a fé, ingrediente impreterível na batalha.
Como toda boa luta, não é possível sair ileso, no meio do caminho se perde pessoas que se acreditava poder contar eternamente, as vezes, se vai embora também um pedacinho do corpo, alguns contratempos são inevitáveis.
Tudo isso não passam de marcas que retratam a nossa história, que poderá ser contada por bardos como a vitória do inimaginável, a história do outubro cor de rosa.
Para isso, é importante a conscientização: para que possamos estar um passo a frente do inimigo de quem queremos ganhar.
#outubrorosa #mesrosa #vidaerinzurich
Siga a Vida no Instagram, CLIQUE AQUI
Compre o novo livro da colunista, CLIQUE AQUI