Os tempos de vida

Os tempos de vida

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “tempos de vida”.

É muito comum que passemos uma parte da nossa existência preparando o momento em que a vida será aproveitada, o que chamamos de gozar a vida, isto é, fruí-la.

Numa parte inicia da nossa existência, nós estamos crescendo, criando estrutura hormonal, cognitiva, reprodutiva, de formação e convivência dentro da socialização. Numa outra parte, estamos trabalhando em intensidade, reproduzindo outras pessoas, para aqueles que fazem essa escolha; ou cuidando de outros, como alguns fazem; depois, ao trabalhar de maneira intensa, se diria: “no dia em que eu puder, vou aproveitar a vida”.

É claro que esse tipo de adiamento do aproveitar traz um empecilho, que é a espera de algo que não obrigatoriamente virá.

André Gide, poeta e pensador francês no século XX, dizia:

“Passamos três quartos da vida a preparar a felicidade, mas não se deve crer que, por isso, passamos o último quarto a gozá-la”.

Não é porque nós passamos boa parte do tempo preparando aquilo que seria a felicidade, que obrigatoriamente, nos últimos tempos, ou seja, “no último quarto”, como dizia Gide, que nós vamos então fruir essa vida.

Há a necessidade, no cotidiano, de ir construindo possibilidades para que essa felicidade de fato venha à tona, em vez de imaginar que ela virá no final, como se a “aposentadoria do mundo do emprego” significasse a fruição da vida.

 

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

Deixe seu comentário