Todos nós passamos por aborrecimentos e problemas que muitas vezes testam a nossa paciência e, embora haja momentos em que seja inevitável que fiquemos com os nervos à flor da pele, temos de entender que aborrecimentos e contratempos fazem parte da vida. Ninguém está livre daquilo que se pode chamar “um dia daqueles”. A vida não é, nunca foi e nunca será fácil para ninguém. Querer viver sem problemas é impossível. Se há algo que podemos fazer quando estamos enfrentando algo que nos aborrece é entender que isso faz parte de estar vivo e que os problemas passam.
O que também não devemos fazer é achar que a vida é injusta conosco por causa dos problemas que enfrentamos. Isso é querer negar a realidade. Todo mundo enfrenta dificuldades, decepções, injustiças e perdas. Viver não é um mar de rosas e não podemos querer passar por esta vida sem passar por momentos difíceis. Não podemos ser como crianças birrentas e mimadas, reclamando de tudo. Se estamos passando por alguma dificuldade, procuremos lidar da melhor maneira possível e, caso não seja possível resolver aquele problema, tentemos contornar com serenidade, principalmente quando o que houve já não pode ser desfeito.
Ainda é bom lembrar que não podemos sentir inveja de alguém que parece ter uma vida melhor do que a nossa. Antes de achar que a vida é injusta e que fulano ou sicrano é um privilegiado por ter algo que não temos, tratemos de conhecer melhor aquela pessoa. Será que ela é totalmente satisfeita com a vida que tem? Nenhum de nós é completo. Podemos ser bons em algo e ruins em outra coisa. Então, por que compararmo-nos aos outros e achar que nossa vida é uma droga enquanto a de outra pessoa é maravilhosa? E por que querer que a vida siga sem problemas? Em vez de perder tempo nos lamentando pelos problemas que temos de enfrentar em nossa jornada por esta vida, vamos tentar resolvê-los ou, pelo menos, contorná-los.