Oposição

Oposição

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Oposição”.

Oposição não é uma noção restrita ao campo político-partidário, do poder público, ao debate no parlamento. Existe a oposição no nosso dia a dia. Quando temos uma oposição bem-feita, ela nos auxilia, porque coloca ideias que não queremos admitir e por exigir um nível de flexibilidade em nosso pensamento. Em ciência, é com a oposição, prova e contraprova, que as ideias, as teorias e, depois, as leis científicas avançam. A ausência de oposição a um pensamento, a clássica unanimidade acaba por enfraquecer o pensamento.

Afinal, quando eu não encontro algo que se oponha àquilo que penso, começo até a imaginar que a única maneira de pensar é exatamente do modo como eu estou pensando. E essa percepção do pensamento único é limitante.

O escritor e jurista britânico Benjamin Disraeli, que foi primeiro-ministro da rainha Vitória no século XIX, dizia que “nenhum governo pode ser firme por muito tempo sem uma oposição temível”. Porque um adversário fraco te enfraquece, um concorrente burro te emburrece.

Afinal de contas, o que nos mantém mais animados e espertos em relação a uma concepção, a uma teoria, a uma ideia, um projeto ou um negócio, é encontrar algum tipo de oposição que nos faça ficar em estado de alerta.

A boa oposição fortalece também uma boa ideia, um bom negócio, um bom governo.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário