Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Opinião”.
A mera opinião reiteradamente se baseia apenas na achologia, “eu acho isso, eu acho aquilo”. Precisamos saber distinguir o que é opinião daquilo que é um pensamento fundamentado, consolidado, provado. Claro que a opinião deve ter o seu lugar, mas ela tem um nível de individualidade muito grande: “eu penso isso, eu penso aquilo”.
No mundo acadêmico não basta a achologia, até brincamos com essa ideia. Na ciência nada se constrói somente sobre opinião. Ciência se constrói sobre uma opinião que pode ser compartilhada, discutida, comprovada e validada por um grupo de pessoas, um grupo de estruturas, alguns tipos de círculos de conhecimento e, acima de tudo, por uma comunidade de saber.
Não é que se invalide a opinião, tanto que em medicina, quando não concordamos com um diagnóstico, ou queremos aprofundar mais, temos o direito de procurar uma segunda ou terceira opinião. Há uma validade nessa construção.
Por outro lado, nada funciona para a Ciência e para o Conhecimento, nem para o mundo técnico, nem par o mundo acadêmico, com base na achologia.
O “eu acho” precisa ter fundamentação, passar por uma série de critérios que fazem com que a opinião tenha sua validade, mas é uma validade limitada no conjunto de procedimentos, e este precisa ter mais densidade do que “eu acho”.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: