Ocasião

Ocasião

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Ocasião”.

O momento oportuno, a ideia de que tudo tem seu tempo e sua hora, em vez de ser a ocasião como “a hora é agora”. Há pessoas que têm muita percepção de oportunidades, outras não. No interior, de maneira geral, o caipira diz assim: “O cavalo passou arriado” e alguns dizem até que ele “não passa arriado duas vezes”, isto é, quando a ocasião se mostra, seja para falar algo, para empreender, para aprender. A percepção de oportunidade exige da pessoa uma atenção muito grande ao que está à sua volta.

François Rabelais escreveu duas obras magníficas: Gargântua e Pantagruel, que tratam do mesmo tema. E essas obras do renascentismo francês trouxeram várias ideias que depois foram considerada heréticas. Apesar de ele ter sido um monge franciscano e depois beneditino, esses livros ficaram no índex dos livros proibidos.

Rabelais dizia algo muito forte para nós pensarmos: “A ocasião tem todos os cabelos na parte da frente. Depois que ela passa, não temos como puxá-la de volta”.

Não dá para fazer a ocasião. A oportunidade passada não tem como ser pega pelos cabelos, afinal, segundo Rabelais, os cabelos dela ficam todos na parte da frente; na nuca, a ocasião é careca, não tem como grudá-la de novo.

Oportunidade, não que ela não possa voltar, mas, naquele momento em que ela foi, se foi.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário