Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Os ODS devem ser alcançados por toda a população até 2030. Ao cumprirmos as metas, estaremos caminhando para a erradicação da pobreza extrema e prevenindo catástrofes mundiais vindas da mudança de clima.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

E quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Trata-se de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Eles possuem ao todo 169 metas, visando erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. 

Para auxiliar com a difusão desse material, tão fundamental para o plano de ação do Conselho e também para a sociedade como um todo, listamos abaixo as descrições de cada um dos 17 objetivos, um material replicado da “Plataforma Agenda 2030”. Para se aprofundar nos ODS e conhecer suas metas, clique no link ao fim de cada slide abaixo.

Os ODS e o Plano de ação do CAU/MG 2019-2020

Em dezembro de 2018, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG aprovou em sua 85ª Reunião Plenária o Plano de Ação 2019-2020 do Conselho. O material consiste em um conjunto de propostas a serem executadas ao longo dos próximos dois anos da gestão, e contou com a participação de todos os agentes envolvidos no CAU/MG, como conselheiros, entidades e funcionários.

Foram 129 contribuições para o Plano de Ação que apoiam-se em dois pilares, a difusão da Arquitetura e Urbanismo de maneira ampla, visando não apenas profissionais e estudantes, mas também a sociedade como um todo, e a vinculação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Clique aqui e fique por dentro do Plano de Ação 2019-20

Portal IBGE: Indicadores Brasileiros para os ODS

O IBGE lançou em abril de 2018 a Plataforma Digital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODS). Nela está o primeiro conjunto de indicadores globais do Brasil para o acompanhamento desses objetivos, com fichas metodológicas, tabelas, gráficos e mapas. A plataforma apresenta também uma seção com notícias, entrevistas, reportagens e conteúdos audiovisuais sobre a temática, além de um calendário de eventos.

Pelo site é possível conhecer em que etapa se encontra cada indicador, como os que já foram produzidos, os que estão em análise/construção, os que ainda não possuem dados, os que não têm metodologia global definida e ainda aqueles que não se aplicam ao Brasil.

Conheça a Plataforma ODS do IBGE

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário