Antes de falar sobre essa magnífica obra tenho que confessar que li esse livro duas vezes, a primeira vez em 2003 quando cursava meu ensino médio, naquela época não consegui perceber o valor literário e a genialidade em cada palavra que Stendhal empregou em sua ambiciosa trama , em 2018 li novamente esse livro com um olhar mais crítico e tenho que dizer que “ O Vermelho e o Negro é uma das melhores obras escritas dentro da literatura francesa.
As primeiras páginas do livro, a princípio mostra uma narração monótona e triste sobre a vida de Julien Sorel, nosso protagonista, mas quando adentrei para os próximos capítulos me deparei com a narração da complexa vida do protagonista
Os personagens do romance representam praticamente todos os níveis de inteligência e sensibilidade, em um enredo envolvendo paixão, intriga, sátira e reversões de última hora. Mudando de cena e foco tantas vezes que freqüentemente tem sido chamado de “cinematográfico”, o romance é realizado em conjunto por Julien Sorel, cuja vida fornece sua estrutura.
A obra “O Vermelho e o Negro” está na encruzilhada da literatura francesa dos séculos XVIII e XIX. Como a maioria dos romancistas românticos, Stendhal tratou de temas como o individualismo, a paixão, a busca da felicidade e a intriga.
Mas ele também foi profundamente influenciado pelas obras de Voltaire. Assim, ele desprezou o sentimentalismo religioso, críticou abertamente a Igreja Católica e ridicularizou a prosa extravagante.
Quando vamos desenrolando os capítulos podemos perceber algo sobre o nosso protaginista , Julien Sorel é um herói romântico e um simplório desajeitado. Embora Stendhal organize sua narrativa em torno dos casos de amor de Julien, ele usa as experiências de seu protagonista para satirizar o governo da Restauração.
Percebemos também que o autor Stendhal é uma presença constante no Vermelho o e o Negro. Ele não se esconde atrás de seus personagens, mas julga e zomba deles, gentilmente ou com extremo desdém (acho isso muito engraçado por parte do escritor pois não é qualquer autor que chega a esse ponto em ousadia). Por exemplo, Julien se considera um mestre em seduzir mulheres, mas na verdade não tem ideia do que está fazendo. Ele só convence a sua amada a senhora de Rênal para deixá-lo passar a noite com ela depois que ele começa a chorar (essa parte é muito engaçada , recomendo até de vocês lerem esse capitulo duas vezes, o leitor acaba também sentindo pena do protagonista).
Stendhal também zomba de Mathilde de la Mole, que é uma apaixonada romântica, mas também mentalmente instável.
Os protagonistas de Stendhal costumavam se assemelhar a ele, e Julien Sorel não é exceção. Julien compartilha a admiração de Stendhal por Napoleão, assim como seu amor pelo exército. De fato, a cadência e tom da prosa de Stendhal espelha de perto a do código napoleônico.
O vermelho e o negro foi também um dos primeiros romances a enfatizar a observação psicológica, especialmente no que diz respeito ao amor. Stendhal considerou-se um cientista do amor, do qual distinguiu quatro tipos: amor-paixão, amor à vaidade, amor físico e amor de estilo.
Ao contrário do herói romântico tradicional, Julien não se apaixona por pela Senhora de Rênal e Mathilde (é estranho pois ele ama duas mulheres ao mesmo tempo), mas segue um conjunto de fórmulas estipuladas por Stendhal. Em vez de amar cegamente, ele sente amor de vaidade. O alto status social de de Rênal lisonjeia seu ego, pois ele por ser um homem de origem pobre acaba tendo um romance com uma mulher extremamente rica). Em troca, Julien manipula Mathilde para amá-lo com uma ampla gama de jogos mentais. O uso persistente de Stendhal do desejo triangular, ou amor através de um caráter intermediário, também introduz o passo fundamental do ciúme em cada relacionamento.
Podemos dizer que esse triângulo amoroso não é somente o único assunto do Vermelho e o Negro, o livro aborda temáticas sobre o clero e a nobreza .Recomendo este livro pois Stendhal é um dos grandes nomes da literatura francesa, além do autor trabalhar com uma narração impecável ele faz com que o leitor realmente sinta as emoções vividas pelos personagens.
Caso tenha interesse em adquirir o livro, clique no link abaixo que além de adquirir o livro você estará colaborando com nosso projeto:
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem