A educação só evolui com o reconhecimento e a valorização do professor. A importância da função do professor é direcionada ao papel que o mesmo exerce ao assumir a postura como mediador e como facilitador no processo ensino-aprendizagem , como também ao exercer o papel de líder ao gerenciar o processo de seus saberes pedagógicos e saberes práticos no exercício de seu ofício.
Saber utilizar da melhor escolha mais apropriada de métodos, técnicas, estratégias e metodologias mais condizentes ao seu público alvo, levando em conta o desenvolvimento de seu aluno, seu desenvolvimento cognitivo ( intelectual ), os conteúdos apropriados à série e à idade cronológica, etc.
Vale mencionar que o professor é um eterno aprendiz, que aprende constantemente com seus alunos e que deve cuidar sempre da sua formação acadêmica e profissional, está sempre se atualizando. Cabe pontuar que o educador deve ser um agente transformador da sua realidade, da escola e da sociedade, como também da vida de seus alunos.
Convém destacar que o educador deve adotar uma postura de investigador, ser reflexivo, ser pesquisador e um líder que possa gerenciar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para que possa administrar sua trajetória pessoal e profissional com mais proatividade, inteligência emocional, segurança, discernimento e resiliência, além de não esquecer que o mesmo deve se valorizar e compreender a sua grande importância que exerce na sociedade.