O termo vegan foi usado pela primeira vez na década de 40 por Donald Whatson, professor de marcenaria, na época secretário da sociedade vegetariana de Leicester. Donald se incomodava com o fato de vegetarianos consumirem derivados de origem animal, como leite e ovos.
Ele queria algo maior em defesa dos animais, criando assim um boletim informativo com o nome de Vegan News, tendo como co-fundadora Elsie Shrigley, dando origem assim ao veganismo, sendo sua data mundial comemorada no dia primeiro de novembro. Donald enfrentou forte oposição, mas perseverou.
O veganismo é uma filosofia de vida de não violência para com os animais que luta pela abolição em todos os aspectos: alimentícios (leites e seus derivados, ovos, mel, própolis, carmim…), vestimentas (couro, lã, seda, peles, caxemira…), entretenimento (rodeios, vaquejadas, touradas, farra do boi, circos com animais, aquários, rinhas, pescas desportivas, hipismo, corridas, zoológicos, oceanários, uso de animais para fins turísticos, entre outros), empresas que realizam testes em animais e/ou que estejam envolvidas com patrocínios que envolvam a exploração deles, compra e venda de animais, veículos com tração animal, enfim, tudo que gera exploração, humilhação, tortura e na maioria das vezes causa a morte desses animais.

Lutamos pela libertação animal.
Devemos partir do seguinte princípio: o que não queremos para nós não devemos causar aos outros. Podemos ter uma vida ética e saudável sem humilhar, torturar ou matar animais, construindo assim um mundo de paz e harmonia entre todos os seres habitantes do planeta.
“Nenhum coração precisa parar de bater para que o seu/meu continue batendo”.
Faça a diferença, mude hábitos.
Definição de veganismo segundo a instituição que cunhou o termo:
“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.”
Definiçãocriada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.
Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem