Deficiências ocultas são condições de saúde que não são imediatamente perceptíveis, mas podem afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas.
A fita, cordão ou colar com desenhos de girassóis é o símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O uso do cordão de girassol garante à pessoa com deficiência oculta o direito a atenção especial e atendimento prioritário e humanizado.
Exemplo de deficiências ocultas:
- Autismo
- Surdez
- Deficiências cognitivas
- Transtorno de Déficit de
atenção (TDA) - Transtornos ligados à demência
- Doença de Crohn
- Colite ulcerosa
- Fobias extremas
- Depressão grave
•Transtorno bipolar
Essas condições ocultas não são visivelmente percebidas, e por isso muitas vezes são invalidadas pela sociedade, como por exemplo: o autismo.
Quando uma pessoa com transtorno do espectro autista está usando um cordão ou está em uma fila prioritária há muitos olhares de julgamento, como se essa pessoa não estivesse no seu direito de estar ali, causando muito estresse para o autista e para os familiares que muitas vezes são obrigados a provar a sua deficiência.
A conscientização do tema é de extrema importância para acabar com esse preconceito, que podem prejudicar a vida das pessoas com deficiência oculta.
Quanto mais conhecimento sobre condições, transtornos e deficiências, menos capacitismo e preconceito para essas pessoas, e mais acolhimento, respeito e inclusão para todos.