As pessoas entendem o processo de luto quando se trata de morte, no entanto, as perdas que sofremos na vida podem ser muito dolorosas porque talvez nos façam sentir sozinhos na experiência.
Talvez você tenha aprendido que não deve sobrecarregar os outros com seus problemas ou que precisa levantar sozinha.
Talvez você tenha recebido criticas ou julgamentos por terminar o relacionamento; talvez se culpe por tudo o que aconteceu. Essas coisas podem fazer com que se sinta mais isolada e exacerbar sua sensação de perda. No caso de uma relação abusiva isso é especialmente verdadeiro. Viver esse luto pela perda do relacionamento abusivo é confuso. Por um lado a sensação de liberdade e felicidade pelo fim do relacionamento. Por outro, perde as partes da relação, ou de seu parceiro, que eram boas para você.
O luto é um processo natural que acontece sempre que estamos apegados a alguém ou algo e os planos não saem da maneira que queríamos. Quando a expectativa não se concretiza, somos forçados a abandonar a ideia que nos apegamos e quanto mais apegados estiver, mais difícil será esse processo. Esse processo de luto não é uma linha reta, e suas emoções vão oscilar enquanto estiver lidando com o problema em questão.
Quando conseguir se libertar do apego aquilo que perdeu, naturalmente começará a superar. Não é fácil, longe disso, mas é uma parte implacável do processo de luto e o primeiro no caminho da cura. Relacionamentos abusivos são devastadores por isso é importante buscar ajuda profissional para se libertar dos miasmas que ainda restam em você.