Autoria: Aline de Alencar Rosa
De agora em diante, vou viver uma vida corajosa! Eu decidi alguns anos atrás. Andar na corda acima do abismo significa que eu noto a qualquer momento se estou caminhando em direção aos meus sonhos, noto quais tocos estou preso nesta pista e como me sinto. Quando sonho com algo, começo a me mover em direção a isso, sem tentar arranjar desculpas e adiar a ação.
Todo mundo tem certos padrões de pensamento recorrentes em suas cabeças, muitos dos quais são bastante ruinosos: “Estou indeciso”, “Não consigo construir um bom relacionamento”, “Não posso ser um bom pai”. Por muitos anos acreditei que os números não são meus amigos, sou uma pessoa de palavras. O resultado é a incerteza total sobre a contabilidade e o investimento do dinheiro. Mas eu estabeleci limites muito estreitos para mim, aproveito a oportunidade para aprender e descobrir algo novo. O resultado é mal-estar e baixa autoestima. O suficiente! Eu decido me sentir confiante e bem!
Como você gostaria de se sentir: confiante, alegre, leve, ousado, animado, grato, apaixonado? Agora pense em como você pode chegar ao estado de que precisa. Como decidi me sentir financeiramente segura, na verdade próspera, preciso fazer um orçamento pessoal, economizar dinheiro, aprender a ler o balanço e estudar dicas de investimento. Se você quiser se sentir bem como pai, , converse com um psicólogo infantil de confiança e .Se você está constantemente cansado e entediado ou mesmo deprimido, então para maior leveza e vitalidade, é melhor movimentar a energia no corpo – faça exercícios pela manhã, faça exercícios moderados e aprenda a comer de forma saudável e respirar bem. Essas etapas não são complicadas, você só precisa começar.
Você pode decidir agora mesmo ir para a faculdade, aprender um novo emprego, procurar um novo emprego, deixar seus pais, cuidar do seu corpo, parar de fumar e parar de comer comidas industrializadas ou estabelecer um limite para um relacionamento disfuncional. Se for esse o seu desejo, não há razão para procrastinar e se desculpar. “Mas e se eu não sei, não posso, se tenho medo de tentar ou acho que é completamente impossível?” Você não pode saber, saber ou acreditar a menos que dê o primeiro passo . Para acreditar no impossível, você precisa dar o primeiro passo e tentar.
Os treinadores motivacionais afirmam que um dos motivos que nos impede de decidir e agir é a preguiça. Muitas pessoas sabem o que fazer, mas não conseguem encontrar energia suficiente para fazê-lo. Eles sabem que a vida pode ser muito mais do que isso, mas ainda estão sentados na frente da TV ou do computador, comendo péssimos alimentos, tendo um acidente ou até mesmo um relacionamento violento. Eles culpam outras pessoas ou circunstâncias por seus sentimentos ruins. “A depressão não me deixa fazer ou decidir, a depressão não me deixa viver.” Na verdade, é a pessoa que fez a escolha de se retirar da vida e abster-se de qualquer ação ou decisão porque é confortável e segura.
Outra razão importante é o medo. Embora não nos sintamos bem e desejemos uma mudança em nossas vidas, tememos que a dor de fazer uma mudança seja maior do que a de não fazer. O adiamento diário das coisas causa culpa, mas ainda parece mais seguro do que conversar com os pais sobre se mudar e enfrentar o ressentimento e as lágrimas da mãe, ou enfrentar o medo da solidão no final do relacionamento.
Pergunte a si mesmo quanto custará se você não mudar nada. Se você não parar de comer alimentos não saudáveis, desperdiçando suas necessidades ou adiando coisas. Por exemplo, quanto custará em cinco anos – como você se sentirá, como isso afetará sua auto-estima ou o relacionamento com as pessoas de quem gosta.
Pense também nos benefícios que você obterá ao implementar sua decisão se começar a aplicar suas ações hoje. Pense no que isso significa para o seu relacionamento, como você se sente, como se sente seu corpo. Pergunte a si mesmo para que você pode usar a energia e o tempo liberados, e o que pode alcançar no futuro se fizer essa mudança.
Escolha os modelos de comportamento com cuidado
Quando fazemos mudanças, precisamos de modelos e apoiadores. Se você decidir começar a se alimentar de forma mais saudável, procure pessoas que cuidaram de sua saúde. Não entre em disputa com aqueles que “não toleram vegetarianos em princípio” ou que estão prontos para lutar por uma dieta alimentar. Tais disputas não o ajudam de forma alguma, apenas o fazem procurar desculpas e o mantêm preso ao vício. Deixe claro para você o que é certo para você e então aja.
Se você decidiu levar seu relacionamento a um nível superior, converse com pessoas que estão em um relacionamento feliz. Pergunte o que os ajudou a lidar com os problemas e construir o relacionamento de seus sonhos e como isso afetou suas vidas. Desfrute da companhia de casais que se tratam com respeito e carinho.
Não saia com pessoas que falam alto, mas não ousaram fazer grandes mudanças em suas vidas! Se você está procurando a ajuda de um conselheiro ou terapeuta, peça a experiência deles. Não deixe que os covardes ou os sábios o influenciem e o impeçam de agir!
Se você realmente quer algo, decida apesar de todos os obstáculos, porque a própria decisão lhe dá um tremendo poder. Dê o primeiro passo hoje! “Lembre-se de que a decisão real é medida se você age ou não. Se não houver ações, você ainda não tomou uma decisão”. Se você planeja fazer uma mudança em algum momento no futuro, em vez de começar hoje, você realmente não tem motivação. Então, amigos ou um psicólogo-terapeuta também não poderão ajudá-lo.
O que precisa ser empurrado ou abandonado em sua vida agora? Escolha uma mudança hoje e decida que a partir de agora você vai se dedicar ao seu objetivo e começar a agir. Mantenha seu objetivo em mente todos os dias e faça-o todos os dias, mesmo que seja uma coisa pequena. Isso trará uma nova direção, um novo fôlego e uma nova energia aos seus dias. À medida que você dá pequenos passos, com o tempo, cresce a crença de que você realmente pode fazer que, de fato, o que parecia impossível é possível.
Blessed be
Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem