Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

O novo

o novo

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “O novo”.

O lugar do novo, a ideia do inédito, aquilo que está grávido, e a palavra é essa mesmo: grávido, impregnado. Um italiano ao ler esta palavra em português, impregnado, leria emprenhado, insto é, engravidado. Aquilo que é inédito está grávido do novo, aquilo que pode trazer para nós uma outra possibilidade, uma outra condição, aquilo que ainda não é. Certa forma de ânimo, de alma, de ficar animado na suposição, que amiúde é ativa, insto é, foge da mera espera de construir aquilo que ainda não é. De maneira geral, temos uma disponibilidade muito grande frente à ideia do novo, de estabelecer propósitos, de colocar metas.

Algumas pessoas vão buscá-las e outras apenas colocam as metas e se satisfazem em lembrá-las, insto é, “agora vou fazer isso, vou fazer aquilo”, mas nem sempre, de fato, o fazem. Ainda assim, a noção do novo, aquilo que se reinventa, que requalifica, que recria, nos anima também com a ideia de que é possível construir algo que nos leve numa direção mais positiva, mais feliz, que nos encha de esperança.

Essa possibilidade aparece quando nós temos o inédito pela frente, aquilo que ainda não é, mas pode ser. E é claro: se ainda não é, mas pode ser, só o será se nós formos buscar.

Para buscar, precisamos ter o propósito. E o propósito exige ação, não apenas a concepção.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile