O MUNDO SUSTENTÁVEL!

O MUNDO SUSTENTÁVEL!

O mundo sustentável precisa da ajuda das empresas para que o costume se torne natural entre as populações. Os empregadores que reservam algumas horas para estimular ações educativas no ambiente de trabalho, colaboram de forma direta com a promoção da sustentabilidade. A cada dia que passa as empresas sentem maior necessidade de implantar programas relacionados com o desenvolvimento sustentável. Os planos acontecem tanto no campo produtivo como na reeducação dos trabalhadores, que compõem a força produtiva. O Planeta Terra precisa de ajuda também da inciativa privada para que o mundo sustentável se torne realidade.

As empresas percebem que os custos para atuar com prevenção na redução do passivo ambiental são inferiores do que os existentes. O desenvolvimento sustentável também engloba o respeito aos direitos humanos nas rotinas de trabalho. As leis trabalhistas brasileiras talvez representem o único conjunto legal que está funcionando. Empreendedores são taxados e obrigados a fecharem os empreendimentos até que as condições de trabalho sejam consideradas legais. A segurança do trabalhador também está envolvida no respeito a sustentabilidade.

Empresas que aplicam trabalho escravo não são consideradas sustentáveis, por isso, nenhum empreendedor aprecia a ideia de ver o nome da empresa, visto de forma negativa pela opinião pública. Liderada pelos meios de comunicações que promove aos poucos a mudança do enfoque, sendo vigiada pela sociedade, cobrando dos representantes públicos, medidas efetivas contra negócios não respeitadores dos preceitos do mundo sustentável.

Crimes ambientais provocam escândalos de grande repercussão. Ambientalistas se reúnem em grupo para realizar diversas formas de protestos, desde manifestações na rua até com críticas em artigos postados nos blogs ou redes sociais. Pode representar crise incontrolável, culminando com a queda das vendas. Consumidores param de consumir, gerando crise, entre os investidores que ficam desacreditados na recuperação da empresa, conhecida por não favorecer o mundo sustentável. Em poucos meses a sociedade em geral está contra a produção, cujos produtos ficam caros pela queda no consumo.

Para atender às normas ambientais, os empreendedores têm gastos consideráveis, embora menores do que os existentes para pagar multas ou fazer reformas sustentáveis sem planejamento. Alto são os riscos, principalmente pela atual crise econômica mundial. O cumprimento das condições ambientais preestabelecidas são pontos ambicionados aos que querem economizar no futuro.

Segredo está na reputação. Quem conhece poucas teorias de publicidade sabe de forma clara que, a reputação empresarial positiva está entre os tópicos mais ambicionados pelas grandes marcas. Seguir o ideal sustentável melhora o estereótipo de empresas com alta densidade, normalmente é negativo entre as classes de baixa renda.

A natureza precisa de ajuda. Não somente das indústrias, como também dos consumidores que possuem papel imprescindível no processo de sustentabilidade. Produtos sustentáveis contribuem com a qualidade do mundo. As empresas que divulgam sustentabilidade nos processos produtivos devem seguir à risca tudo o que está incluso na embalagem, sujeito às penalidades legais previstas.

Os empreendedores que desejam trabalhar com produtos sustentáveis devem buscar pelo menos um dos selos mais respeitáveis no mercado. Alguns selos independentes estão se proliferando no mercado. Existem especificações que somente quem evidencia sustentabilidade pode atingir. Os selos independentes possuem níveis dificultosos para estarem de acordo com as especificações estipuladas pelas leis relacionadas com a tematização.

Vale ressaltar que as regras de sustentabilidade também devem estar presentes na força de trabalho. Todos os trabalhadores devem atuar em condições não escravas e com segurança nos ambientes que demonstram alto risco a integridade física dos trabalhadores envolvidos no processo.

O mercado representa elemento amplo e de difícil controle pelo Estado. Conferir as especificações técnicas utilizando a internet como ferramenta, simboliza aspecto imprescindível.

Pequenas suspeitas devem ser levadas ao Ministério da Agricultura, na forma de denúncia pelos consumidores, que ficam atentos no que foge as regras da sustentabilidade. (Namastê).

Mensagem do dia: Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente. (Sivaldo Filho).

Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário