Se tem uma coisa que é a mais pura verdade e que devemos levar em consideração sempre é que o mundo é muito maior que o nosso umbigo, por isso é que devemos ter um pouco mais de humildade e olhar mais um pouco para fora, ou melhor, bem para fora de nós mesmos.
Não estou dizendo aqui para deixar de lado seus desejos, sonhos e metas, claro que não, isso seria tolice, quero apenas dizer que ficar só olhando para você e esquecer o que está a sua volta pode não fazer tão bem quanto você imagina. É importante pensar nos outros, afinal estamos aqui também para servir e não só para sermos servidos, é importante haver equilíbrio entre as duas coisas, saber ajudar quando te pedirem ajuda e saber pedir ajuda quando precisar, pois ninguém é autossuficiente, todo nós precisamos de apoio em algum momento de nossas vidas, não pense que isso não é verdade e nem que por precisarmos de ajuda sejamos fracos ou incompetentes, não tem nada a ver uma coisa com a outra, pelo contrário, pessoas que sabem pedir ajuda, são tão inteligentes que não hesitam em pedir ajuda, pois querem sempre entregar seu melhor e se para isso precisarem de auxílio externo, qual o problema? O importante é entregar o melhor trabalho.
O egoísmo serve apenas para nos afastar das pessoas, quanto mais deixamos ele nos dominar mais longe ficamos de quem está do nosso lado, se alguém continuar do nosso lado, isso mesmo, o egoísta fica muito longe até de quem está perto fisicamente. Ficar distante das pessoas mesmo estando perto é uma das piores coisas que podem nos acontecer, perder laços importantes pelo simples fato de ser vaidoso não é nada bom, o isolamento é terrível.
Lembre-se que no mundo existem mais de sete bilhões de pessoas e algumas delas fazem parte de sua vida, uns mais próximos outros mais distantes, alguns muito próximos como seus familiares, colegas de trabalho e amigos. Todas essas relações são importantes e necessárias em nossa vida, não podemos e não devemos prescindir de nenhuma delas. Quem não valoriza essas relações já está demasiadamente solitário. Solidão não tem nada a ver com ter ou não ter muitas pessoas junto de nós, muitas pessoas vivem cercadas de gente por todos os lados e são solitárias, porque estão apenas olhando para seu interior, não se preocupam com mais nada e nem ninguém que não sejam eles próprios. Talvez essas pessoas muito solitárias podem se achar superiores aos outros e por isso, mesmo junto de um punhado de gente, se isolam em seu pequeno mundo e passam a ficar cada vez mais voltadas para seu interior, o mundo se fecha tanto que passa a ser apenas ela, seus objetivos e suas coisas, o resto não interessa ou não presta.
A solidão é como um túnel escuro, de onde não se vê nem um fio de luz, para qualquer lado que se olhe, ou como uma ilha perdida no meio do oceano, onde não tem mais ninguém e os dias são longos, solitários e entediantes. Lute com todas as suas forças para não se deixar levar pelo egoísmo, pela soberba e pelo egocentrismo, procure ser mais aberto, ter mais sentimento de grupo e aprenda a dividir conhecimento, sonhos e objetivos com as pessoas que te cercam.
Como eu já disse antes, ninguém sabe tanto que não tenha necessidade de aprender mais um pouco e ninguém é tão burro que não aprenda nada. Temos facilidade para algumas coisas e para outras não, uns aprendem melhor as ciências exatas, já outros se dão melhor com as ciências humanas e outros preferem a área de saúde, e assim um pode ajudar o outro a vencer suas dificuldades, colocando à disposição sua melhor habilidade. Mas acontece de um chamar o outro de burro, incapaz e incompetente porque tem alguma dificuldade e depois o colocar de lado, como se pessoas fossem materiais descartáveis, que depois do uso não servem mais e vão para o lixo. Se esquecem que vários materiais descartáveis podem ser reciclados, melhorados e voltarem ao uso melhores do que foram um dia. Para que isso aconteça com pessoas, nada melhor do que a capacitação constante.
O seu umbigo é um pequeno universo, é apenas um buraquinho no meio da sua barriga por onde um dia sua mãe o alimentou enquanto estava dentro da barriga dela sendo formado e se preparando para a vida, um sinal de dependência que você carrega para não esquecer de algumas coisas importante pelo resto da sua vida, diante de todo um ecossistema que está à sua volta. Ele diz respeito apenas a você que sabe direitinho quais são suas fraquezas e suas fortalezas. Quando nos fechamos dentro de nosso egoísmo, estamos defendendo nossas fraquezas, pois acreditamos que se forem descobertas seremos alienados do grupo ao qual fazemos parte, então nos tornamos arrogantes como forma de fortalecer essa linha de defesa, fingimos ser o que não somos para não perdermos o que não temos e achamos que temos, pois nosso posicionamento diante da vida nos diz isso. Complicado, né? Mas é a mais pura verdade, toda vez que somos arrogantes, estamos defendendo claramente e com toda força nossas fraquezas, ou por nos acharmos incompetentes, ou por acreditarmos que se dissermos que não sabemos determinada coisa seremos motivo de chacota, ou por qualquer outro motivo que nos leve a acreditar que ficaremos “por baixo”. Pelo contrário, quem sabe pedir ajuda, conselhos e que alguém lhe ensine algo, essa pessoa é mais forte do que qualquer um, está mostrando interesse em aprender o que não sabe e dessa forma crescer profissional e pessoalmente, simples assim. Não há mal algum em você dizer que não sabe do que se trata ou que não dá para executar determinada tarefa, você mostra com essa atitude que quer fazer o seu melhor e nada mais.
Portanto, lembre-se de que há um mundo aqui fora e você será julgado por ele assim como julga internamente esse mundo. Tenha um bom tanto de humildade e agregue as pessoas que estão perto de você, traga-as para bem mais perto, assim você será mais feliz, produtivo e sua vida será bem mais leve, afinal precisamos de leveza nessa vida para darmos conta de todos os nossos compromissos.