A motivação é muito lembrada nesta fase de início de ano, porque as pessoas ainda estão na “vibe” de “ano novo, vida nova”. Até parece que do dia para a noite, a transformação por completo acontecerá. A verdade é que, esse ritual, esse marco de passagem do tempo, faz com que uma certa motivação esteja presente, vislumbrando mudanças.
As resoluções de ano novo ficam mais evidentes quando falamos em alterações de comportamento em relação a saúde, como por exemplo: parar de fumar, deixar de beber, emagrecer ou iniciar uma atividade física, começar a frequentar uma academia e assim por diante. Quando o assunto é emagrecimento, costumo ouvir das pacientes: “eu não tenho motivação para isso”, ou “só tenho motivação no início”. E não tem problema se você também tem esses pensamentos, pois eles são mesmo muito comuns. Entretanto, você precisa saber que existe um grande mito em relação a motivação e eu vou te ajudar a desvendá-lo, porque esse pode ser um grande sabotador para que você se mantenha firme na sua resolução de ano novo. Mas primeiro precisamos esclarecer o que é motivação: a motivação é uma força interior, um impulso, um sentimento, ou seja, é algo que te faz agir.
Agora, aí vai o maior mito em relação a motivação: pensar que ela é algo que algumas pessoas têm e outras não. A verdade é que a motivação oscila, ou seja, tem dias em que estamos mais motivados e outros, nem tanto. A grande diferença entre você, que acha que não tem motivação e outras pessoas que você acha que têm motivação, é que elas conseguem agir, mesmo não estando motivadas ou elas conseguem se automotivar, mas isso é assunto para outro texto.
Num primeiro momento, ter consciência sobre esse fato vai te ajudar a ter uma ideia mais realista para seguir na sua meta, seja ela qual for. Por exemplo, digamos que começar na academia seja uma das suas metas de ano novo. Ter a ideia de que em 2020 tudo mudará porque está mais motivado, pode ser uma armadilha. Essa é uma grande cilada, porque a fantasia de que você estará motivado todos os dias para malhar é totalmente irrealista. E aí, assim que o primeiro sinal de falta de motivação surgir, você se sentirá frustrado e poderá até desistir.
O que você precisa, é saber que esses dias existirão, ou seja, você precisa manter um pensamento realista e menos ilusório e criar um plano para agir. Te matricular num lugar bacana, numa atividade prazerosa e ir treinar com boas companhias pode ajudar, mas mesmo assim, existirão dias que você não estará afim e vai preferir olhar para uma mosca voando do que se exercitar. E isso vale também para outros planos, não só para a academia, tá? Mas e aí, o que você vai fazer nos dias que a motivação diminuir?
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem