Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

O excesso de informações pode acarretar o cognitivo interferindo no desenvolvimento das atividades diárias

O excesso de informações pode prejudicar o funcionamento do cérebro e causar danos à memória e às tomadas de decisões. Avalanche de informações verdadeiras ou falsas nos atinge de várias maneiras seja pelo celular, computador, televisão em casa e todos sempre antenados no que está acontecendo ao seu redor… As pessoas estão conectadas a maior parte do tempo.

Aquisição de informações produz um aumento no volume exponencial e o cérebro está tão sobrecarregado, que não consegue dar conta de vários tipos de informações, afetando as funções cerebrais. A nossa memória torna-se deficiente e passa a não ser tão confiável, as circunstância exigem que tomamos uma decisão a cada instante. Os estudos revelam que o cérebro não gosta de tantas informações e tem um limite para tomar decisões e não determina prioridades. A capacidade analítica de processar informações diminui. Atividades simples, como resolver transações pela internet, podem levar a uma exaustão. Fazer pela internet, ficou mais prático, além de facilitar a vida das pessoas, mas exige um esforço mental, e não damos conta diante de tantos estímulos recebidos.

Esta condição nos leva a esgotamento da mente e corpo, além de alterar o funcionamento do nosso cérebro perdermos a capacidade de mantermos focados em um assunto. A leitura é muito superficial durante as navegações pelos ambientes virtuais, o pensamento não é aprofundando, o raciocínio é apressado e distraído, promovendo uma aprendizagem superficial.

A sobrecarga no sistema cognitivo pode ocasionar transformações físicas e alterações no sistema nervoso, é possível perceber perdas e ganhos devidos a hábitos diários. O bombardeio de informação pode desencadear ou agravar os transtornos mentais e também sintomas de exaustão, fadiga, sensação de incapacidade e de sobrecarga emocional causado pela pandemia, interferindo no desenvolvimento das atividades diárias provocando baixo desempenho, além de afetar os relacionamentos.

De que maneira as pessoas podem criar uma rotina mais saudável, livrando-se do desconforto causado pelo excesso de estímulos e controlá-los?

-Inclua em seu planejamento de tempo, momentos desconectados isso irá ajudará a manter o equilíbrio.
-Você pode praticar atividades físicas no decorrer dos dias, irá contribuir para cuidar de si mesmo de forma saudável, promovendo o equilíbrio e bem estar. Melhorando os mecanismos de defesa contra o estresse aumentando algumas substâncias do cérebro, provocando o relaxamento.
– Procure fazer uma alimentação saudável e rica em vitaminas para nutrir o seu cérebro, não pule as refeições.
– Beba 2 litros de água por dia. O cérebro e organismo necessita de água para o seu bom funcionamento.
-Faça uma pausa durante o seu dia para fazer o exercício a seguir:
-Inspire contando mentalmente até 6 segundos. Expire contando até 6s.Você deve fazer a inspiração pelo nariz, isso irá contribuir para acalmar o sistema nervoso, a melhorar a atenção e reduzir o estresse. Após acalmar sua mente agitada, aprecie o que está em sua volta.
– Faça exercício físico melhora a amplitude dos movimentos, além de fazer muito as pessoas de várias maneiras.
-Automassagem relaxa a musculatura do corpo e a mente, melhora a qualidade do sono.
-Banhos terapêuticos promove o relaxamento corporal profundo
Escute músicas relaxante, estimula a mente. Conforme o cérebro recebe informações auditivas, libera substâncias químicas de acordo com a reação dos padrões rítmicos. Influencia a estimulação neuronal, melhorando as funções cerebrais.
_ Procure estabelecer uma rotina e horário para dormir, é aconselhável de 6 a 8 horas sono por dia. A qualidade do sono é importante para o funcionamento do organismo, mantém o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, restabelecendo para o desenvolvimento das atividades diárias. Qualidade do sono, reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, derrame cerebral, fraqueza no sistema imunológico, obesidade e envelhecimento precoce.
– Escolha uma atividade fora do mundo digital, que você tenha vontade de fazer, procure curtir o seu momento, isso promoverá sua a auto estima.
– Seja seletivo com o conteúdo que deseja ler.
– Organize seu tempo.
– Procure reduzir os ruídos das notificações.
– Permita curtir suas horas de lazer desconectados do mundo digital.
-Ajuda muito com o desligamento da rotina.
-Para aqueles que tenham a oportunidade de irem visitar lugares ou até mesmo viajar durante o fim de semana, é ótima dica mudar os ares.

Sair da versão mobile