O envenenamento do coração e da terra

O envenenamento do coração e da terra

O envenenamento da natureza inicia com o envenenamento do próprio coração humano. Para termos um bom coração, precisamos cultivar e plantar bondade, paz otimismo, perseverança, fé, alegria. Só assim, juntos seremos mais, senão, estaremos fadados ao desaparecimento eterno. De uma forma geral, as pessoas preferem seguir a maioria, mesmo percebendo que estão num caminho que autodestruirá a sociedade; do que tentarem refletir a situação atual e pensarem ações visando uma ordem social, econômica, ambiental, política sustentável. Isso ocorre porque seguir a maioria é bem mais confortável, pois não é preciso nem pensar, já que é algo muito trabalhoso também.

            Cada vez mais, se alastra a idéia de que um amor entre duas pessoas se resume a apenas uma parte do corpo para saciar um desejo egoísta, transitório e efêmero. Quase todos querem fidelidade, seriedade e compromisso do parceiro(a), mas ninguém cumpre ou dá o exemplo. “Deixemos que meu companheiro(a) cumpra esse requisito, mas eu não!” A falta de planejamento familiar pra quem não sabe é algo super real e presente no Brasil. Em torno de 55% das gestações são indesejáveis ou não planejadas; o que resulta em cerca de 1,5 milhão de recém-nascidos anualmente sem serem desejados. Um percentual de 80% da população carcerária no país não possui nem documentos ou o sobrenome do pai, ou seja, são filhos de mães solteiras. Estamos “envenenando” até os sentimentos humanos, colocando frieza no coração inclusive daqueles que estão vindo.

            Na agricultura, é semelhante, ninguém mais observa o solo, as plantas, os animais e o ambiente ao redor das lavouras e criações. Nosso olhar é apenas específico sobre um inseto, uma doença. Nossa visão está “envenenada” da mesma forma que a terra. Quando vemos abelhas atacando as uvas, é porque provavelmente está faltando pastagem apícola para elas (flores com néctar e pólen). Dessecam-se até as plantas nativas nas margens das estradas, quanto mais embaixo dos parreirais? Onde as abelhas vão encontrar comida? Então elas não veem outra alternativa senão a uva madura! Assim são os gafanhotos desfolhadores. Plantando-se alguma muda de árvore num terreno extremamente limpo e sem nenhuma vegetação verde ao redor, ela será muito mais atacada pelos mesmos.

Por que houve uma incidência enorme de brocas nos últimos anos, principalmente em árvores? (Em plantas de lavoura, a causa já é outra). Porque houve uma diminuição drástica também da população de pássaros que mais se alimentavam delas, tais como os pica-paus (família Picidae). Por que geralmente a formiga cortadeira constrói os seus ninhos em terras mais pobres e degradadas e não em terras férteis e mais produtivas? Porque a terra geralmente menos fértil e com menor teor de matéria orgânica é mais ácida. Dessa forma, ela proporciona um ambiente melhor para o desenvolvimento do fungo que a formiga produz para se alimentar.

            Fala-se muito por exemplo, que as erva nativas somente competem com os nossos cultivos agrícolas. Garanto que o contrário ninguém acredita. No entanto, pesquisas comprovaram na década de 80, que existem ervas espontâneas dotadas de “alelopatia positiva”, tais como o picão-preto (Bidens pilosa) ou o mastruz (Lepidium virginicum L,), as quais produzem exsudatos radiculares que estimulam o crescimento do milho. Além disso, o picão preto ainda tem aplicabilidade medicinal e comestível.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário