Que céu bonito! Você já deve ter se deparado com alguém olhando para cima e contemplando a vastidão do cosmos. Ou você mesmo já deve ter se visto em uma situação similar. A visão que temos olhando para o alto é mesmo de embasbacar. Mas o que é, na sua concepção, um belo céu? As respostas para essa pergunta podem ser bem variadas. Há quem contemple um céu azul resplandecente. Há quem contemple um céu enegrecido, prenunciando uma tempestade. Há quem contemple uma noite sem luar onde se possa observar com mais clareza as estrelas. Há quem contemple o fulgor de uma noite de lua cheia. E há aqueles, e eu me incluo nessa lista, que veem beleza em todos os céus.
Tal como o aspecto do céu transita dependendo do período do ano e das condições climáticas, assim são as nossas vidas. E cada uma das etapas da nossa vida tem sua beleza e potencial para nos entregar algo positivo. Nas regiões do semiárido brasileiro, como a que eu vivo, o povo adora olhar para o céu e ver uma formação chuvosa. Chuva pressupõe abundância de água, que pressupõe a vida, que pressupõe fartura. Tal como o céu eventualmente fica turvo e nublado, as nossas vidas parecerão, em algum momento, cinzentas.
Quando algo não sai como planejado, quando aquele relacionamento onde você empregou energias não dá certo, quando algum projeto profissional não foi adiante, você tenderá à melancolia. No entanto, não encare esse período com tristeza. Procure enxergar a beleza e utilidade que há na possibilidade de refletir, reavaliar suas posturas, evoluir. E seja positivo! Sim, use a positividade ao seu favor! Há momentos que surgem como oportunidade para empreendermos uma viagem pelas nossas almas. Uma oportunidade para ampliar nosso autoconhecimento. Oportunidade de descobrir o que há de melhor em você e de vislumbrar que a melhor das companhias é a sua própria companhia.
Lembre-se que quando uma tempestade cessa o céu se abre azul e límpido. E é por meio da chuva que a vida na terra floresce. Faça com que os momentos mais introspectivos da sua jornada propiciem o florescimento da alegria e positividade em sua vida. Reconheça o seu valor. Não há tempestade que dure para sempre. As estações do ano são cíclicas, o clima é cíclico e nossas vidas também são compostas de ciclos. Aprenda a abstrair de cada ciclo o que ele melhor tem a oferecer. Aprenda a isolar a negatividade que tanto nos prejudica. Não seja imediatista, as coisas acontecem no seu devido tempo, tal como há períodos de chuva e períodos de sol. Tenha em mente que, se algo que você planejou ainda não deu certo, o universo reserva para você uma vitória maior do que a que almejou. Para isso, procure enxergar não a tempestade, mas as flores que brotarão quando as chuvas cessarem.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem