O amor é um sentimento muito maior e complexo do que apenas o seu simples sentir. Amor tem muito a ver com características da pessoa amada, com afinidades e falta de afinidades, com mesmos objetivos de vida e com entrega. Amor à primeira vista, a princípio é só tesão mesmo, depois é que vira amor de verdade ou se acaba o encantamento como fumaça.
Muita gente confunde amor com deslumbramento, com aquele encantamento inicial e com tesão puro e simples mesmo. Há quem, por alguma fragilidade, confunde as coisas e se entrega a um amor que na verdade serve só para cobrir um buraco emocional deixado. Amor é o tempo que molda, é o conhecer a pessoa, estar com ela e ver qual é a sua verdade. Amar alguém é muito complexo, não entendemos direito como funciona esse mecanismo, mas podemos entender sim quando é apenas aquela paixonite que bate nos adolescentes e muitos adultos ainda não sabem identificar, basta ser menos ansioso.
Cada um tem uma forma de amar, mas de forma geral o amor não prende, ele é libertador, a pessoa que ama deixa a outra livre, sem opressão, sem cobranças, apenas ama e ponto final. Quem ama confia, afinal se é correspondido nesse amor, por que desconfiar e cobrar do outro? Amar é soltar as amarras da vida e ir para o oceano explorar, enfrentar as tormentas, pois elas vão existir e continuar no curso firme e forte, mesmo com alguns ferimentos, que devem ser apenas superficiais, mas sabendo que cada tempestade que passa e é vencida, fortalece mais essa bela viagem a dois. Não é qualquer abalo que afunda o barco do amor quando este é verdadeiro.
Se você ama de verdade uma pessoa, para quê ficar olhando o celular dela, para quê precisa ter a senha? Controlar a vida do outro não é amor, é diminuir o espaço dela, e todos nós temos nosso espaço, aquele lugar só nosso onde ninguém deve entrar. E se você se deixa controlar pelo outro, está na hora de rever o amor que diz sentir, pode ser que você se submeta a esse controle por insegurança, por medo de não encontrar outro amor, mentira, existem mais de sete bilhões de pessoas pelo mundo, só no Brasil são mais de duzentos milhões de pessoas, não é possível que se você procurar um pouco não vai achar uma pessoa legal a quem devotar seu amor e ser feliz. Pare de aceitar que te diminuam, que te façam pensar que está no fim da linha, e que o outro é a última bolacha do pacote, se você já comeu um pacote de bolacha até o final já percebeu que a última e a primeira normalmente são as que estão mais quebradas, que as perfeitas ou menos quebradas ficam ali pelo meio, você precisa ter paciência para chegar até elas, então não caia assim na lábia do primeiro que aparecer, se for o caso até se divirta um pouco, mas com segurança, depois vire a página e siga em frente.
Há pessoas que logo abrem todas as portas, mesmo sem ainda saber o mínimo da pessoa, é preciso um pouco de convívio, de tempo, de ver onde ela vive, quem são seus amigos, parentes, antes de abrir-lhe portas, isso ajuda muito você a construir um amor legal e honesto. Amar não é imperativo, talvez seja até deliberativo, mas colocamos as nossas urgências, carências e outras fraquezas sempre à frente quando o assunto é amar alguém e enfiamos os pés pelas mãos, depois sofremos. Olhe para você no espelho e veja ali a pessoa mais especial do mundo, e você deve se sentir assim mesmo, afinal se você não faz bem para você, ninguém o fará e você vai aceitar a situação. Só você sabe de seus sonhos e desejos, e, no fundo, sabe também o tipo de pessoa que pode lhe suprir essas necessidades, mas pela pressa, ou por pressão de amigos e familiares, cai na lábia do primeiro que aparece e pronto, se desmancha em amores, só depois percebe que era a pessoa errada, daí vem sofrimento, angústia e a baixa autoestima, tudo isso num pacote em que você está sendo bombardeado de cobranças, ciúmes e incompreensão, fazendo um auê dentro de você difícil de superar.
Quando o assunto é o amor, tenha paciência com as coisas, deixe que tudo se desenvolva naturalmente, não aceite que acelerem o processo e nem que te ameacem, caso isso ocorra está na hora é de sair fora, pois não vai dar certo, quem ama apenas ama a pessoa como ela é, pode até não aceitar algumas características, e isso tem que ficar claro para ela e para o outro, mas não pode é fazer disso um cavalo de batalha. O tempo ajuda você a observar melhor as pessoas, ninguém permanece muito tempo sendo o que não é, a personalidade verdadeira aparece cedo ou tarde, então tenha calma até dar seu coração a alguém. Na poesia é até bacana o sofrimento do eu lírico do poeta, aquele esperar ardente da atenção da pessoa amada, mas isso é só no poema, ficção, aqui, na vida real, é tudo diferente, precisa ser diferente, amor é carinho e atenção, nada mais do que isso, sofrimento imposto não é bacana.
Dizem que os opostos se atraem, na física até pode ser correta essa afirmação, mas no amor, não é bem assim. Claro que ninguém é igual ao outro, temos nossas diferenças de pensar, de agir, de personalidade, mas isso não quer dizer que tenhamos que procurar pessoas totalmente opostas, ou que essas são as ideias. É preciso procurar por pessoas que nos completem, que possam complementar aquilo que nos falta ou seja fraco em nós como pessoas, as pessoas devem ser complementares e não dominadoras umas das outras, isso leva à violência, e não só física, pois a violência psicológica é terrível, leva, também, a cobranças descabidas e a uma vida cheia de problemas, pois quando há um problema, mesmo que seja de amor, em nossa vida, ela se desequilibra toda, pois um aspecto afeta o outro e como um efeito dominó, vão caindo todos em sequência.
Amar é bom, mas amar com qualidade e respeito é melhor ainda, pense bem antes de se entregar, antes de deixar que seu coração seja dominado por quem não te merece ou não merece ser amado, você vai evitar muita dor de cabeça e terá uma vida mais saudável. Não deixe que tentem te mudar e nem tente mudar a outra pessoa, é por isso que é necessário aquele tempo de conhecimento entre as pessoas, para que saibam bem com quem estão lidando, se deixar para depois esse processo a relação se complica.