Quando grandes momentos acontecem em nossas vidas, podemos dizer que estamos na verdade construindo recordações que permanecerão eternamente conosco. Desse modo deveríamos estar sempre procurando instantes de alegria no nosso dia-a-dia, considerando que seremos felizes pensando nas histórias do passado.
Lembranças boas são uma garantia de que tudo que fizemos valeu a pena!
Não, creio que estou sendo otimista demais, mas eu concordo que há coisas simples que nos fazem sorrir e que acabam por dar verdadeiro sentido à nossa vida. Não precisamos de ir muito longe para sermos felizes, basta estarmos atentos a tudo que de especial vai acontecendo à nossa volta.
Querem exemplos? O cheiro do café pela manhã, o sorriso de alguém que amamos, o sol brilhando no céu e um passeio à beira-mar. De fato, há muitas coisas maravilhosas que são gratuitas e das quais todos podemos desfrutar.
O ser humano é construído a partir de lembranças: cheiros, sons, paisagens, objetos… quase todos os elementos que nos cercam remetem a alguma vivência anterior, mesmo que de forma sutil. É a partir desse acumulado de experiências que vamos construindo quem somos.
Revisitar boas memórias é um ótimo exercício para fugir da melancolia. Por isso, elas são constantemente usadas na psicologia. Não apenas para trazer sentimentos positivos, como também para criar vínculos e pontes que ajudam a desvendar problemas emocionais.
As lembranças são capazes de trazer de volta o estado de espírito experimentado anteriormente. Sempre digo isso para mim mesma!
Dessa forma, manter viva as recordações que nos deixaram felizes no passado é um caminho para que a felicidade também se faça presente no momento atual. Além disso, olhar para trás com carinho significa tirar importantes lições que servem para melhorar a nossa percepção sobre a própria vida.