Nem sempre

Nem sempre



Seria ótimo que estivéssemos preparados para o fato de que nem sempre os outros irão nos compreender como nós queremos e precisamos. Exatamente por isso temos que escolher bem as pessoas com as quais precisamos desabafar sobre nossos problemas pois nem todo mundo é compreensivo e está disposto a nos escutar e nos dar o conforto que necessitamos. Também temos de fazer um exame de consciência e nos perguntar se não estamos fazendo os ouvidos dos outros de lixeira, isto é, procurando-os apenas para reclamar sobre nossos problemas, até porque todo mundo tem suas próprias questões para resolver. Imaginemos o que é para alguém quando o outro só a procura para pedir favores. Do mesmo jeito, é quando alguém só se aproxima para falar sobre seus problemas. E algumas pessoas são verdadeiras especialistas na arte de reclamar. Parece que ninguém sofre mais do que elas.


Caso precisemos desabafar, saibamos com quem fazê-lo. Pode ser que a pessoa com quem pensemos em falar acerca do que está nos afligindo não esteja num bom dia e ficar falando sobre o que anda nos incomodando só a irritará mais. Lembremos também que, do mesmo jeito que queremos que os outros nos ouçam e nos auxiliem, temos de estar prontos para escutá-los e atendê-los, pois um amigo não é apenas aquela pessoa com quem nos divertimos. Amigo é uma pessoa com a qual podemos contar e que pode contar conosco se estiver com algum conflito interno.


Uma coisa a se fazer para evitar aborrecimentos é a seguinte: antes de começar a falar com alguém sobre o que está lhe incomodando é prestar atenção à pessoa. Se você notar que ela não está bem humorada, evite falar sobre qualquer coisa até porque é comum que quem esteja com um péssimo humor não queira conversar. E temos de respeitar isso. Claro que, como não somos perfeitos, podemos cometer o erro de ficar falando sobre o que nos aborrece e isso nos leva a parecer o Muro das Lamentações de Israel. Assim, ao perceber que estamos reclamando demais, façamos silêncio e tomemos cuidado, policiando-nos para não nos tornamos verdadeiros chatos.


Claro que desabafar é importante pois ficar guardando os problemas apenas para nós pode acabar nos levando a desenvolver transtornos emocionais como ansiedade e até depressão. Entretanto é necessário escolher a melhor hora de se abrir e com qual pessoa fazê-lo, porque não é todo mundo que merece a nossa confiança. Não dá para se abrir com qualquer pessoa. Saibamos a horar certa de desabafar para não nos tornamos inconvenientes.




.

Deixe seu comentário