Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Necessidade de formação”.
Um dos argumentos que ouvimos com frequência por parte de alguns jovens é: “Ah, eu não preciso terminar uma faculdade”, “Não preciso de uma formação completa”, Para que eu ter uma carreira, basta ter uma especialidade”. E, curiosamente, usam como exemplo Bill Gates, alguém muito importante na história da tecnologia, da inventividade no mundo. É comum em debates sobre necessidade de formação alguém dizer: “Mas o Bill Gates abandonou a faculdade. Ele vem fazendo história. É um dos homens mais ricos do mundo, sem ter feito uma faculdade”.
É preciso lembrar dois aspectos importantes. O primeiro é que Bill Gates deixou a Universidade de Harvard no terceiro ano, onde ele fazia cursos de Direito e de Matemática.
Deixar Harvard, que é a melhor universidade do mundo, no terceiro ano, é bem diferente de deixar qualquer escola até completá-la. Isso significa que um ano em Harvard equivale a 30 anos em algumas Uni-esquinas que temos aqui no Brasil ou pelo mundo afora. Segundo aspecto: Bill Gates fez o SAT (uma espécie de Enem norte-americano, respeitadas as diferenças) e, dos 1.600 pontos possíveis, ele fez 1.590.
Portanto, ele era uma pessoa muito preparada e, ao fazer três anos de Harvard, claro que ele completou a sua formação.
Cautela! Há, sim, necessidade de se formar.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: