Natal… Réveillon… e a polêmica das uvas passas

Natal… Réveillon… e a polêmica das uvas passas

Está chegando mais um final de ano e com ele a polêmica de sempre… as uvas passas.

Mas de onde elas surgiram?

A questão é que ela é bem mais antiga do que se imagina. Acredita-se que vem desde a pré-história, quando as uvas que caíam das videiras secavam ao sol. E que ao serem consumidas foram muito agradáveis ao paladar e assim passaram a fazer parte da alimentação.

Na Roma antiga a fruta era dada como presente nas celebrações da época de inverno. Conta-se até que nas altas classes da sociedade as passas vinham cobertas com ouro.

A verdade é que uns amam passas enquanto outros as odeiam. Mas gostando ou não elas são o símbolo da fartura e da prosperidade. Vindas do Oriente em direção ao Ocidente as uvas passas fizeram parte da alimentação dos egípcios, hebreus, árabes, mesopotâmicos, gregos e romanos. E quanto a usar as passas em pratos salgados, isso não vem de hoje. Dizem que as passas estavam presentes nas receitas egípcias de assados, e até mesmo nos banquetes do Rei Salomão. E por apresentarem uma concentração doce só serviu para aumentar o seu valor, e assim eram vistas como presente dos deuses.

Natal... Réveillon... e a polêmica das uvas passas

Por ser uma fruta seca, os seus nutrientes são mais concentrados e seu sabor mais intenso. Possuem fibras, Potássio, vitamina A, E, K, vitaminas do complexo B, além de minerais como Ferro e uma grande concentração de cálcio. Por isso elas geram energia para os músculos, ajudam na digestão, no tratamento contra anemia, deixam os ossos mais fortes, possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Natal... Réveillon... e a polêmica das uvas passas

E mesmo sofrendo muita resistência por muitas pessoas as uvas passas tem um significado forte nas festas do final de ano. É extremamente simbólica. E mesmo perturbando o equilíbrio harmônico de várias famílias e sendo assunto de elogio dos nutricionistas, a verdade é que até com todas as contestações elas ficam ótimas em variados pratos. Mas para os que não gostam de consumi-las misturadas aos pratos salgados, sempre haverá um plano B… Experimente consumi-las com iogurte ou granola, será uma saborosa e saudável opção.

Natal... Réveillon... e a polêmica das uvas passas

 

Leia nossa indicação e post “Arroz com Feijão… Um Casamento de Sucesso”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário