Não seja um bonsai

Não seja um bonsai

A princípio, essa palavra pode parecer estranha, principalmente se você não conhecer essa técnica milenar japonesa. Mas fique tranquilo (a) que eu lhe apresentarei o que ela significa.

Bonsai é uma arte originária do Japão, que visa miniaturizar plantas ou árvores, através de alguns métodos específicos. Ou seja, as técnicas empregadas durante a vida do vegetal, tem como principal função, mantê-lo em tamanho miniatura, mas com características de uma árvore adulta.

Já deu para perceber que um bonsai, é impedido de crescer durante toda a sua vida. Onde o mesmo estará sujeito a se apequenar por toda a eternidade. E que crescer, não faz parte do seu vocabulário e muito menos dos seus planos. Ainda que ele tente crescer, levantar-se mais alto, será impedido de alguma forma.

Dentre as técnicas “sujas” usadas nesse processo, destaco seu vaso ou recipiente onde ele foi plantado, pois o mesmo jamais será trocado por um maior. E sabe por quê? Um vaso de maior capacidade, possibilitaria o crescimento natural das raízes da árvore, o que levaria ao desenvolvimento do vegetal. E desenvolver aqui é expressamente proibido. Estagnar-se é o objetivo. Se acomodar é o caminho a ser seguido para todo o sempre. Por isso eu digo: não seja um bonsai!

Mas uma coisa temos que concordar. Um bonsai não teve alternativa. Ele foi fadado ao minúsculo pelos outros, e assim deverá permanecer. Mas você não precisa ser controlado pelo outrem. E se alguém tentar impedir o seu crescimento, você tem o livre arbítrio de dizer não. Você pode levantar-se e sair do “vaso” que estão te colocando para impedir seu crescimento. Quando sentir-se apertado onde está, procure outro local com as devidas proporções que lhe acomodem. E faça isso sempre que você tocar o teto e ou as paredes. Você precisa evoluir e crescer! Ninguém pode impedir o seu crescimento, além de você mesmo.

Isso vale para o seu emprego, com um chefe ou colega de trabalho. Se você perceber que não está sendo valorizado, voe para outra empresa. Se perceber que o cargo atual que você ocupa não está mais a sua altura, voe para um cargo maior. Se na sua família existem pessoas que te jogam pra baixo, não acreditam no seu potencial ou nos seus sonhos, afaste-se delas imediatamente. Lembre-se que eles estão tentando fazer você ficar no vaso de menor proporção. A verdade é que eles não querem que você cresça.

Outra técnica utilizada com o bonsai, e que certamente vão usar contra você, é a “arte” da poda. Para impedir o pleno desenvolvimento do vegetal, não basta impedir o crescimento das raízes, é preciso impedir o crescimento dos galhos. Durante a jornada chamada vida, não vão faltar aqueles que tentarão tirar o brilho dos seus olhos, e a força de vontade que vem de dentro de você.                 Por isso eu digo: não dê ouvidos! Estão tentando podar as suas metas e realizações, quando na verdade elas pertencem exclusivamente a você.

            E novamente digo: desenvolva-se! Cresça e evolua. Não se acovarde dentro de um local que não preza para o seu crescimento. Não cometa o equívoco de acreditar em pessoas que supostamente estão cuidando de você, quando na verdade estão lapidando o teu apequenamento, e que morrem de medo do seu crescer. Não seja um bonsai.

Deixe seu comentário