Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Não falta motivação para sua educação financeira

Houve um tempo que estudar é assunto para quem tinha tempo, ou para pessoas abastadas com dinheiro, poder, influências e tinham em suas mãos consciências tranquilas na tendência de se envolverem com assuntos mais complexos e intensos. Como o mundo dá voltas, não há falta de motivação para não se fazer qualquer coisa, inclusive estudar. Se o assunto for negócios, aí que a motivação é acelerada e garante mais meia hora de conversa.

O trabalho está deixando você sem vontade de fazer mais nada? Cuidado, isso é perigoso. O dia lhe deu 1.440 minutos para aproveitar como bem entender, a semana tem 10.080 minutos e isso não é mais motivo para dizer que não possui tempo. Entre o intervalo de uma tarefa e outra pode-se encaixar novos desafios como o estudo de um idioma, um curso ead, uma atividade física, um vídeo no YouTube, uma preparação, uma palestra, enfim, são diversas as possibilidades de se inserir em seu dia atividades que o deixam cada vez mais produtivo.

Uma pessoa que estava com dificuldades financeiras questionou-me como poderia fazer um relatório para minimizar prejuízos. A primeira parte que sugeri era uma análise sobre este relatório, mas antes é preciso fazer um roteiro sobre o seu cotidiano. Nesse roteiro irá constar todas as ações: do churrasquinho da cantina até o jantar de frutos do mar daquele restaurante fino. Essa dramaturgia irá simplificar diversas configurações que possa dar um nó na sua concentração em como educar-se financeiramente.

Se quando inicia-se exercícios físicos precisa mudar radicalmente a alimentação para conseguir resultados satisfatórios, não será diferente na sua educação financeira. Então, caneta e papel para anotar: roteiro, lembretes, avisos sobre vencimentos são ótimas identificações que você pode usufruir para educar-se financeiramente. Para um orçamento conciso você precisa adequar as datas de pagamentos conforme suas habilidades para ir até uma agência ou quitar diretamente pelo seu celular.

Em seu orçamento, as datas de seus recebimentos estão de acordo com os seus pagamentos? Perfeito. Você já está dando passos importantes para sua educação financeira. Lembre-se: deve existir lembretes um dia antes, dois dias antes ou mesmo três dias antes que façam você lembrar que uma conta irá vencer. É bom deixar a reserva já provisionada para isso.

Acostume-se a pagar contas antes da data de vencimento. É como uma conduta padronizada para seu aperfeiçoamento salarial, se você paga antes, não haverá juros, incomodações com cobranças e seu rating de crédito estará melhor, o que favorecerá para a obtenção de empréstimos, financiamentos no futuro. Um cliente adimplente para o mercado tem diversos benefícios: um deles é a conquista da atenção de instituições financeira que irão querer investir seu dinheiro. Que tal?

Não falta motivação para sua educação financeira. Ela está superavitária? Ótimo, precisa aprender a investir bem para melhorá-la. Ela está deficitária? Não tem problema, há muito que precisamos aprender para desenvolver alguns pontos. Tem problemas com números, sequências e hábitos comuns? Tudo bem, comece com vídeos curtos e palestras rápidas de poupadores ou investidores que vivem bem, possuem alto patrimônio e são verdadeiros sucessos para o mercado.

O que é dificuldade de uma pessoa é a inspiração de outras. Não pode haver conflitos de interesses quando o tema é melhorar sua capacidade de pagamento. Quando a sua liberdade para pensar e ter o que deseja não prejudica ninguém, o pecado não está na luxúria que deu tanto trabalho para conquistar. A primeira inspiração do ser humano é a si mesmo, pois quando era pequeno começou a respirar para sua existência. O sopro da vida é a sua primeira inspiração de acreditar que a vida faz sentido e vale a pena, e por que a motivação para aprender sobre o seu dinheiro não será o mesmo? Ora, seja mais forte que a sua desculpa e a viagem dos seus sonhos estará a poucos centavos de se tornar realidade.

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile