Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Não adianta chorar

Não adianta de nada chorar e se lamentar por algo que você nunca terá. Do mesmo modo, é inútil viver pensando no que você não é. É perda de tempo se comparar a alguém porque você o acha mais alto, bonito ou bem-sucedido, por exemplo. Isso só lhe fará sofrer mais e lhe tornará mais infeliz. Ainda que não possamos negar que nem sempre a nossa vida é satisfatória, também não podemos deixar de admitir que alimentar sentimentos de inadequação e inveja só nos fará mais infelizes. Além disso, quem pode garantir que aquela pessoa que tem aquilo que gostaríamos de ter é realmente feliz?


Todos enfrentam dificuldades, sentem que lhe falta algo e passam por frustrações. Não há ninguém que possa se declarar felicíssimo. A vida é bastante complexa e está sempre nos surpreendendo. Assim sendo, antes de ficarmos nos lamentando pelo que não temos ou somos, lembremos que ninguém é perfeito nem pode se dizer totalmente satisfeito com a vida. Às vezes, sentimos que a vida é injusta quando nos comparamos a alguém porque a vida daquela pessoa parece perfeita, só que, se olharmos de perto, pessoa alguma está livre de enfrentar problemas.

Um bom caso de pessoa cujos sentimentos de inadequação, insatisfação e inveja chegaram ao extremo foi o do assassinato de Rachel Barber, na Austrália, que inspirou um livro e um filme intitulado A vítima perfeita, com Guy Pearce, Miranda Otto e Sam Neill. O caso foi realmente chocante. Caroline, jovem acima do peso e insatisfeita com sua aparência e vida familiar e social invejava Rachel, jovem bonita e com talento para a dança. A inveja se tornou tão doentia que Caroline – desejando se tornar Rachel – planejou, com frieza de detalhes, o assassinato de Rachel. Podemos ver como uma mente pode abrigar sentimentos e emoções doentios e a inveja pode se tornar perigosa. Claro que nem todos chegam a praticar um ato tão extremo como o de Caroline.


Desta forma, temos que entender que não adianta passarmos nossa vida nos lamentando por não termos determinado tipo físico ou talento. Chorar e se lamuriar não irá mudar nossa situação pois não fará com que nos tornemos outra pessoa nem que adquiramos as qualidades que gostaríamos de ter. Uma boa frase dita pelo pai de Caroline no filme A vítima perfeita ilustra bem que não dá para viver se lamentando. Nesta cena, Caroline fica choramingando e se dizendo feia, gorda, sem graça e o pai lembra que ela não pode mudar o fato e precisa ser mais positiva. Claro que não é fácil adotar uma atitude mais positiva mas é preciso tentar.

Sair da versão mobile