Perdura no tempo, um mito grego muito interessante sobre a entidade Jano, conhecido como o deus da paz , nos faz refletir sobre mudanças, essa entidade é retratada por duas cabeças que olham para direções opostas, para os romanos Jano é o deus das entradas, portões e começos. Era o porteiro celestial uma porta tem dois lados, representando os términos e começos, passado e futuro.
Essa dualidade, das duas faces nos faz pensar sobre o passado e o presente verificada na referida divindade é a coexistência de ambos em uma mesma entidade. Jano de acordo da tradição é representado pela face de um idoso que remete ao simbolismo do passado, enquanto, em plano oposto, a face de um jovem representaria o futuro.
Mas o que isso tem haver com nossas mudanças de padrões?
A resposta para essa pergunta é que podemos ser como Jano, criar um novo padrão sem abandonar o antigo padrão, fazendo com que ambos sejam coexistentes.
À medida que sentimos dor, a confiança morre e o medo nasce. Pode coexistir medo e ao mesmo tempo confiança, são dois padrões diferentes que podem atuar em nós ao mesmo tempo.
Por exemplo uma pessoa tem medo de andar sozinha a noite, mas tem a confiança de percorrer o trajeto por necessidade
Medo de experimentar o momento novamente. Criamos um padrão para escapar do medo. Um padrão que pode levar uma eternidade para encontrar e modificar. Para sempre, antes de ousarmos confiar novamente.
Houve momentos em nossas vidas em que criamos padrões de sobrevivência. Padrões que queremos mudar para mudar nossas vidas. É complicado descobrir os desenhos básicos pelos quais nosso subconsciente desenha velhos padrões repetidas vezes. Queremos mudanças, mas nos encontramos repetindo padrões repetidamente. Então, como mudamos e mudamos? Você precisa encontrar o momento certo no seu álbum de memória. Atreva-se a olhar para ele. Seja capaz de sentir e sentir a dor que está sentindo. Dê nomes para seus medos.
Estar ciente e confiar no amor liberou o medo. Deixe-o ir para que as cinzas dos moribundos do medo possam dar à luz a confiança como uma fênix.
Assim, o padrão de mudança é conhecido. Afinal, não deveria ser complicado. Por que, então, é tão difícil quanto realizar uma ação real na vida real?
Quando uma pessoa se sente quebrada e precisa mudar,ele precisa encontrar a sua outra face, uma nova face como a entidade Janos essa pessoa necessita ver a sua face futura e mudar o seu padrão.
Não existe peça de reposição para a alma humana. Não podemos nos olhar como um objeto quebrado quando entramos por uma porta e saímos por outra já concertados.
É preciso desejar mudanças, usando as várias oportunidades que ainda envolvem seu próprio envolvimento trabalhar consigo mesmo e encontrar sua nova face . Nenhum professor ou técnica pode criar uma mudança duradoura em nós, a menos que tenhamos a base sobre a qual construí-lo e a vontade de construí-lo por conta própria.
Nós mesmos escolhemos o padrão antigo e excluímos o desenho original. Ao fazer isso, estamos mudando e mudando nossas vidas. Descobrimos e criamos um novo eu, começando a desenhar um novo padrão de nós mesmos.Devemos ser como Janos apesar de ter uma face antiga voltada para o passado temos também a face nova que volta o seu olhar para o futuro com esperança e fé, Janos representa mudança e escolha, temos também esse mesmo privilégio divino, podemos escolher mudar nossos padrões .
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem