Aquele bebê que ia no colo de todo mundo , agora mudou de comportamento. Chora, faz careta e se recusa a ir com outras pessoas, por vezes tenta até se esconder. Mas porque será que isto ocorre?
Este tipo de atitude começa a aparecer por volta do sexto mês, e pode permanecer até o oitavo. E ninguém está a salvo, podem ser pessoas desconhecidas ou mesmo parentes próximos. Apesar de causar um certo constrangimento, não há nada de errado neste comportamento do bebê. Que é bem comum nesta faixa etária. Mudanças estas que fazem parte do desenvolvimento emocional das crianças. Nesta fase os bebês começam a tomar consciência que não fazer parte do corpo da mamãe. E esse amadurecimento traz mudanças, como o de estranham as pessoas. Quando isto ocorre ele tenta comunicar que está sentindo falta de estar com quem ele mais gosta.
O não querer ir com determinada pessoa e ter esse contato é sinal de um processo de autoconhecimento e reflete que a criança está amadurecendo emocionalmente. E começou a perceber que não é uma extensão da mãe. Tendo agora consciência de si mesmos como indivíduo, isto modifica a forma como se relaciona com os outros.
Os bebês depois vão perceber quem são as pessoas mais próximos e começam a estranhar os desconhecidos. O estranhamento também pode ser relacionado a um momento que a criança está passando, como os adultos os pequeno tem dias difíceis. Às vezes estão mais irritados, doentinhos, manhosos, com um tipo de dor e mais sensíveis necessitando de mais atenção por parte da mãe. Mudanças no sono, perda de apetite e agitação também influenciar o comportamento do bebê.
Geana Krause
Escritora e Psicopedagoga
krausegeana@gmail.com
Siga no instagram: @geanakrause
Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem