Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Mentira”.
Mentira é uma palavra com uma origem extremamente controversa. Os etimologistas, aqueles que estudam a origem das palavras, têm dificuldade em entender de onde vem a expressão “mentira”. A maior parte deles acha que ela tem origem num antepositivo latino men-, de onde veio “mente”, e “demente”, aquele que perde a razão, de onde veio “demência” e até “mentira”. Mas mentira, no sentido original, e também de imaginação ou de um pensamento inventado, significa faltar com a verdade. Pode aparecer no campo da brincadeira ou fora dela.
Quem inventou o “Dia da Mentira”, de maneira irônica e extremamente lúdica, foram os franceses. Eles fazem da noção de mentira algo que se exclui da própria acepção de francês, na medida em que a palavra “franqueza” tem origem na ideia de “franca”, de francês, que são aqueles que habitaram aquela região da Europa. E a porção indo-europeia de men-, de pensar, pode, sim, ser a noção inventiva.
Abel Hermant, pensador e escritor que participou da Academia Francesa e dela foi expulso por ter colaborado com os nazistas, tem uma frase muito boa para pensar: “A mentira mata o amor, tem-se dito, e a franqueza, então?”
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: