Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Memória seletiva”.
Tem gente que nos conta a mesma história de modo repetido, inclusive, com os mesmos detalhes. Quando o ano vai terminando, algumas pessoas resolvem recontar o que aconteceu com elas, e pela terceira, quarta, quinta vez, ouvimos a mesma história. Há algo extremamente intrigante nessa questão.
Como alguém é capaz de não lembrar que já contou aquela história para mim, mas é capaz de lembrar de todos os detalhes que aquela história contém?
No século XVII, La Rochefoucauld, que foi um grande frasista, dizia: “Por que será preciso termos bastante memória para retermos até os menores detalhes, o que nos tem acontecido, e não temos bastante para nos lembrar de quantas vezes o temos contado a uma mesma pessoa?”
Pode ser que essa distração da memória seja uma incapacidade seletiva de não fazer aquilo de novo. Isso acontece com quem escreve, com quem faz comentário.
É preciso prestar atenção para não ser redundante, para não se tornar também um chato.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: