Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Maravilha como fonte

Maravilha como fonte

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Maravilha como fonte”.

Ao nos depararmos com uma paisagem, com uma ideia, com uma imagem, com um quadro, com uma obra, com um objeto, nós ficamos maravilhados. Aquilo nos coloca em estado quase de estupefação.

A maravilha, por produzir em nós um espanto, provoca também dois movimentos. Ficamos maravilhados com aquilo que não conhecemos, portanto a maravilha tem origem na ignorância. E também ficamos tentados a refletir, a ultrapassar, a ir adiante. E aí há a possibilidade do saber, do conhecimento, de uma nova capacidade a partir desse encontro.

Por isso, alguns dizem que a maravilha é filha da ignorância porque resulta de um desconhecimento, de algo que não tínhamos conhecido ou reparado.

Mas a maravilha é mãe da sabedoria, à medida que faz com que, admirados, tomemos impulso e fôlego para a produção, a criação de algo que, ao nos dar vitalidade, nos faz crescer.

Ser capaz de assombrar-se, de não perder a possibilidade da admiração, recusar o que faz com que nosso olhar fique monótono; tudo isso nos eleva a percepção e a inventividade.

 

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile