Maio Laranja: O mês para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Maio Laranja: O mês para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste mês da se inicio a campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o mês, serão realizadas diversas ações como palestras, seminários e exibição de filmes em várias cidades.

A campanha visa mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa realidade. O “Maio Laranja” é alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio.

O projeto reforça a importância das ações do poder público quanto à implementação de um plano de ação voltado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha também visa ampliar o debate entre profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de entidades e outros segmentos sociais, sobre os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, divulgando os canais de denúncia.

Para a assistente social Lilian Ribeiro, colaboradora do Movimento Maio Laranja, a integração com órgãos governamentais fortalece a causa. “É uma campanha que vai percorrer o Estados. Essa integração possibilitará eficiência em relação à prevenção”, disse.

 

Prevenção

A campanha estimula a notificação e denúncia dos casos, que na maioria das vezes ocorrem dentro da própria família.

“O abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes têm reflexo direto na saúde da vítima, principalmente no aspecto mental. Os sinais mais frequentes são relacionados à mudança de comportamento, pois eles se tornam pessoas retraídas, que preferem o isolamento. Na fase escolar, as vítimas diminuem o rendimento de forma visível. Daí a importância de trabalharmos essa questão juntamente com a família e as escolas”.

 

 

Leia nossa indicação e post “O renascimento deve ser realizado todos os dias”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário