A história é uma das mais belas já escritas.
Sinopse
Auggie Pullman, um menino com apenas 10 anos, que nasceu com uma síndrome genética. A Síndrome de Treacher Collins, que causa deformação facial.
Devido a muitas cirurgias e complicações, Auggie foi educado em casa, por sua mãe. Mas agora, chega a hora de ir para escola. O que o apavora.
Ele sabe como é estar perto de pessoas que o olham, que se assustam, cochicham e se afastam dele, por causa do seu rosto. Auggie já foi alvo de apelidos e sabe como é a reação das pessoas que, ao contrário de sua família, não estão habituadas a sua deformidade.
Enfrentar os olhares curiosos e as piadas cruéis diariamente e mostrar a todos que mesmo sendo diferente em sua aparência, ele é um garoto como qualquer outro, será seu maior desafio na escola.
Mas, em meio a essas atribulações, Auggie encontra amigos verdadeiros, que em nenhum momento se importam com sua aparência.
“R.J. Palacio estava em uma sorveteria, acompanhada de seus dois filhos, quando se aproximou de uma menina com uma grave deformidade facial. Assustado, o mais novo, de 3 anos, começou a chorar bem alto e o de 10 anos pareceu alarmado. Rapidamente, ela tirou os meninos de perto − não por eles, mas para não magoar a garotinha. A autora nunca mais voltou a vê-la, mas não conseguiu parar de refletir sobre o ocorrido. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina.” Aquela situação provavelmente se repetia dezenas de vezes por dia. Centenas, talvez. E o que ela poderia ensinar aos seus filhos para que eles pudessem entender e se portar melhor da próxima vez? Foi então que R.J. Palacio teve a ideia de escrever Extraordinário, eleito um dos melhores livros YA de 2012 pelo The New York Times e pela Amazon. Para espalhar a mensagem sobre a importância da compaixão, aceitação e gentileza, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.”
(Fonte: Site da Editora Intrínseca)
Publicado em 14 de fevereiro de 2012 e Best Seller absoluto no Brasil e no mundo, Extraordinário é um livro que mostra como podemos ser injustos e implacáveis com o que é diferente. Como um comportamento insensível e cruel pode afetar o próximo. Pode magoar. É uma história que comove. Que nos faz chorar e que nos faz rir. Que fala do amor ao próximo. E ensina a respeitar e a ser gentil. E que ser diferente também é normal.
Caso se interesse em adquirir o livro, adquira ele comprando via link abaixo:
Leia nossa indicação e post “Sagarana: nove contos de uma obra regionalista”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem