O que é culpa?
A culpa é um desconforto emocional que você sente quando acredita que foi responsável por algo que ofendeu ou magoou outra pessoa.
A culpa pode ser legítima – você pode ter cometido um erro e se arrepender de suas palavras ou ações, fazendo com que se sinta culpado. No entanto, há momentos em que os sentimentos de culpa são injustificados – você pode ter assumido a culpa por algo que não fez ou por algo que não estava realmente errado.
Sinais e sintomas de viver com culpa
Depressão, baixa auto-estima, autoagressão e relacionamentos tensos são apenas alguns dos resultados possíveis de viver na culpa por longos períodos de tempo. Para manter uma boa saúde mental, é importante reconhecer os sentimentos de culpa e trabalhar para perdoar a si mesmo.
Os sinais de que a culpa está pesando sobre você podem incluir sentir-se indigno, ficar paralisado pelo passado, ter problemas não resolvidos, lutar para se perdoar, agir na defensiva e distante e sentir medo de tentar novamente. Para viver uma vida plena, você deve abandonar seus erros do passado.
Deixando ir e se perdoando
A primeira etapa: Teste de realidade. O teste da realidade é um primeiro passo importante para o perdão a si mesmo. A culpa pode distorcer sua percepção de si mesmo, suas situações e sua visão dos outros. Portanto, para eliminar o sentimento, você deve primeiro determinar se sua culpa é real. Você foi realmente responsável pelo que aconteceu? Faz sentido lógico que você se sinta tão mal com a situação? Assim, perguntas como essas ajudam a determinar se faz sentido para você se sentir culpado.
Como se perdoar quando você fez algo errado:
Perdoar a si mesmo depois de ofender alguém ou fazer algo errado exige autorreflexão e compromisso de fazer mudanças.
- Aceite e admita para si mesmo o que você fez de errado.
- Reconheça que você se arrepende de sua decisão e gostaria de ter agido de forma diferente.
- Considere por que você cometeu o erro. Você estava cansado, com ciúme, desesperado, com raiva, etc.?
- Pergunte a si mesmo como gostaria de ter lidado com a situação de forma diferente e comprometa-se a responder a situações semelhantes de forma diferente no futuro.
- Tente fazer as pazes com as pessoas que você magoou. Isso nem sempre é possível se eles não estiverem dispostos a cooperar – tudo que você pode fazer é sua parte. Ofereça um pedido de desculpas genuíno e sincero sem se defender, aceite a responsabilidade e faça o que for razoável para corrigir isso.
- Faça as pazes com você mesmo. Optar por manter a culpa para sempre só vai piorar a situação com o tempo. Pense no erro por tempo suficiente para aprender com ele, mas supere-o.
Como parar de se sentir culpado quando você não fez nada de errado:
Se você determinar que sua culpa é injustificada, faça um esforço consciente e ativo para se livrar dela.
- Evite assumir a culpa de outras pessoas por eles. Isso permite que eles continuem repetindo seus erros e faz com que você sofra desnecessariamente.
- Você pode precisar trabalhar em habilidades de resolução de conflitos para não internalizar a culpa que não é sua. Tente ser mais assertivo no conflito e defenda a si mesmo. Resumindo, não se desculpe quando não precisa apenas para encerrar o conflito.
- Escolha conscientemente se livrar de sua culpa. Afinal, a culpa não precisa ficar na sua bagagem, então lembre-se de que não há nada a fazer a não ser deixar ir.