Neste mês das mulheres, uma pessoa que foi a escolhida para ser homenageada pelos arquitetos brasileiros foi a Lina Bo Bardi. Nascida na Itália essa arrojada arquiteta no ano de 1945 veio para o Brasil para se refugiar dos traumas que teve na segunda guerra mundial.
Neste mesmo ano após se naturalizar brasileira Lina com os seus conhecimentos alavancou a arquitetura brasileira, demonstrando inteligência e profissionalismo, pois ela é uma das precursoras do estilo Modernista aqui no Brasil.
Uma caracteriza que podemos extrair da personalidade de Lina é o fato dela gostar do popular, então certa vez ela falou as seguintes palavras:
“Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conheço. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (…) Gostaria muito de fazer casas populares.”
Com paixão Lina se encantou pelo populismo se apaixonando pela cultura popular brasileira, então ela se interessou profundamente por nossas artes, ela se tornou uma intelectual atuante.Ela com esses interesses pela arte projetou inúmeras obras voltadas para a cultura como o Museu de arte moderna da Bahia e o SESC Pompéia, contudo o seu mais ambicioso projeto foi o MASP (museu de arte de São Paulo).
O MASP foi inaugurado em 1947 é uma incrível obra de arte, pois com inovação pois foram criados dois grandes pórticos com a extensão de face a face de 74 metros.Essa edificação tinha como conceito principal que o bloco de concreto e vidro ficasse suspenso do solo a 8 metros de altura , o grande volume ficaria estruturado entre os dois pórticos, deixando a área do térreo livre. O que impressionou vários arquitetos e engenheiros da, pois foi o maior vão livre do mundo em sua época.
Com mais de 10 mil metros quadrados o MASP abriga diversas obras de arte, os vãos livres foram projetados propositalmente pela arquiteta ela tinha o seguinte objetivo:
“ idéia do vazio, de ar, relaciona-se com a forma de exposição dentro do museu, e expressa, também, um conceito de tempo no qual o espectador é quem domina e gere o espaço, e não o contrário. O grande espaço livre, tanto exterior como interior, é gerido pelo visitante, sem obrigá-lo a tomar uma direção ou outra, mas sim permitindo que se mova livremente.”
A idéia de Lina Bo Bardi para a utilidade do MASP era para que os jovens estudantes brasileiros tivessem contato com a cultura , também realizar exposições r exposições periódicas, promovendo os aspectos didáticos da arte com concursos e conferencias, e abrir escolas sobre diversos temas.
Não podemos negar que Lina Bo Bardi é a rainha do modernismo Brasileiro, pois a projeção do MASP inovou a arquitetura modernista brasileira. Essa maravilhosa obra destoa das demais edificações que estão inseridas em seu entorno.É evidente que Lina trabalhou com dedicação e perseverança, e ela conseguiu com êxito nos dando de presente um dos mais belos museus.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem