LEVE UMA VIDA LEVE, PRATICANDO O ESTOICISMO

LEVE UMA VIDA LEVE, PRATICANDO O ESTOICISMO

” Não é o que acontece com você, mas como você reage que importa.” – Epitecto.

Caros leitores, apresento-lhes um novo método de ver a vida, um novo olhar para o mundo e  um novo jeito de lidar com ele. Sinta-se mais leve e feliz praticando o Estoicismo!


Na verdade não é um método inovador, não para todos, pois o Estoicismo surgiu em torno de 300 anos AC, durante o período helenístico, na Grécia antiga. Alguns dos seus principais seguidores foi o imperador Marco Aurélio, também Zenão, Sêneca, Posidonio, Epitecto entre outros.


Seu objetivo é trazer a paz interior através das nossas ações. Em seu conceito, o homem é o microcosmo no macroscosmo e estaremos todos sintonizados com a natureza e toda sua força cósmica, como as reservas que a vida tem a nos ofertar.


Porém bem sabemos que lidar com a vida não é uma tarefa fácil para ninguém. A vida tem seus dissabores, que independem da nossa vontade e lidar com isso pode ser frustrante e desanimador. Mas o Estoicismo nos dá um guia prático de como lidar com a imprevisibilidade do mundo e das pessoas, pois seu método é fazer com que permaneça feliz mesmo com as adversidades da vida, pois a felicidade está na ataraxia, que significa ausência de perturbação da alma.


Para isso, o Estoicismo conta com 3 virtudes principais: A sabedoria em reconhecer o que é bom e o que é  ruim; a coragem, temer apenas o que lhe colocar em perigo real e a justiça,  dar a cada um o que lhe é devido.
Sendo assim, o Estoicismo propõe que tenhamos ações mais efetivas diante dos fatos. Não desperdiçar nossa energia com fatos que não dependem de nós e de nossas atitudes.


Como não temer a morte, já que é um fato inevitável.  Se preocupar somente com o que temos o controle em mudar, com o que não temos, apresentar controle com nossas emoções e serenidade diante dos acontecimentos, como não supervalorizar a opinião dos outros sobre nós,  pois nós nos conhecemos melhor do que ninguém. Não se incomodar se alguém falar mal da sua pessoa, pois você tem como controlar as suas atitudes, mas não tem como controlar o que o outro pensa ou faz.  Dar valor ao que depende de você, realizar suas funções da melhor maneira possível, não se comparar aos outros, aceitar a sua vida como ela é, ser menos reativo às adversidades e transformar as dificuldades em combustível para ir além de onde está.


Com essas pequenas mudanças, certamente se tornará uma pessoa mais tranquila e consequentemente mais feliz.
De acordo com Marco Aurélio ” Escolha não ser atingido e você não se sentirá atingido. Não se sinta atingido e você não terá sido”.


Ao não reagir agressivamente ou ansiosamente aos eventos que independem de suas escolhas, você estará escolhendo viver em paz.

” Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é,  por si só,  uma vida”. -Sêneca.

Deixe seu comentário