Por que você deveria ler livros?
Vamos falar neste texto sobre a importância da leitura, nosso desenvolvimento e a prioridade que devemos dar a ela em nossas vidas assim que são temas essenciais a serem abordados. José Saramago expressou de forma brilhante essa ideia quando comparou começar a ler com adentrar um bosque pela primeira vez, deparando-se subitamente com todas as árvores, flores e pássaros. Ao fazer isso, o que nos deslumbra é o conjunto, sem preferir uma árvore específica em detrimento das outras. Cada livro é único em si mesmo. Essa perspectiva nos mostra a utilidade que a leitura tem em nossas vidas. Por exemplo, podemos nos interessar pela variedade de livros que podem transformar nossa mentalidade, em vez de se apegar a um único tema ou árvore. Somente a combinação de três livros específicos pode proporcionar a mudança de mentalidade que buscamos, desde que coloquemos em prática o que aprendemos.
Prioridade da leitura
Embora consideremos a leitura de livros algo simples e comum, é ao mesmo tempo importante, necessário e, por vezes, complexo. Muitas vezes, nunca paramos para refletir sobre isso em nossas vidas. Quando nos deparamos com esses pensamentos pela primeira vez, provavelmente é porque alguém nos alertou sobre isso ou porque já entendemos a importância da leitura.
Na verdade, muitos leitores não perceberam (ou talvez já tenham percebido) que, ao iniciar a leitura de um livro, somos uma pessoa, e ao terminá-lo, nos tornamos outra pessoa. Os livros nos transformam, nos mudam e nos ajudam a crescer, desde que coloquemos em prática o que aprendemos. É como a famosa frase de Heráclito de Éfeso: “Nenhum homem pode banhar-se no mesmo rio duas vezes, pois na segunda vez o rio não é mais o mesmo, nem o homem”.
Motivos para ler
Ao reler um livro pela segunda ou terceira vez, teremos novos insights que antes não havíamos percebido, descobriremos coisas novas e veremos o que não foi visto anteriormente. É incrível imaginar que temos acesso a um conhecimento infinito e que cada livro está à nossa espera para adquirirmos o conhecimento que desejamos. É uma experiência surreal saber que estamos embarcando em uma jornada, encontrando o autor do livro que estamos lendo. Devemos apreciar esse hábito em nossas vidas, pois facilmente temos em mãos a mentalidade e a história de vida de uma pessoa que pode estar distante de nós ou até mesmo já ter falecido, mas que deixou um conhecimento valioso ao compartilhar suas experiências de vida.
Além dos enormes benefícios mencionados, a leitura também nos proporciona melhor dicção, enriquecimento de vocabulário, novas formas de pensar e se expressar, conhecimento geral em diversos temas. Isso nos permite participar de discussões, conversas, debates e muito mais. Sentimo-nos mais confiantes em qualquer situação que possa surgir, pois mesmo que tenhamos 1% de conhecimento sobre o assunto, já faz uma diferença significativa. Além disso, podemos ajudar outras pessoas com o conhecimento que adquirimos.
Leitura faz bem para o cérebro
A leitura traz diversos benefícios para o cérebro, tanto no nível consciente quanto no inconsciente. Veja porque de alguns deles:
- Estimulação cognitiva: A leitura ativa áreas do cérebro associadas à linguagem, compreensão, memória e cognição em geral. Ao ler regularmente, você mantém seu cérebro ativo e estimulado. O que pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e a capacidade de resolver problemas.
- Aumento do vocabulário: A leitura regular expõe você a uma ampla gama de palavras e expressões, enriquecendo seu vocabulário. Isso pode melhorar sua capacidade de se comunicar de forma eficaz, tanto na escrita quanto na fala.
- Desenvolvimento da empatia: A leitura de ficção pode aumentar a empatia e a compreensão social. Ao se envolver com personagens e histórias, você pode ganhar uma perspectiva mais ampla sobre as emoções e experiências humanas. O que pode melhorar suas habilidades de relacionamento interpessoal.
- Redução do estresse: Porque ler pode ser uma forma eficaz de relaxamento e redução do estresse. A imersão em uma história cativante ou em um livro informativo pode distrair a mente das preocupações do dia a dia. Proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade.
- Estímulo à criatividade: A leitura alimenta a imaginação e a criatividade. Ao explorar mundos fictícios ou ideias inovadoras em livros não ficcionais, você pode inspirar novas ideias e perspectivas, estimulando sua própria criatividade.
Para finalizarmos, vamos conhecer esta linda história:
História de Vida Literária
Havia uma jovem chamada Kéren, que cresceu em um pequeno “vilarejo”, “cidadezinha” onde as oportunidades eram escassas. Desde cedo, Kéren sentia uma profunda insatisfação com sua realidade limitada, mas não sabia como escapar dessa condição.
Um dia, por acaso, Kéren encontrou a biblioteca de sua escola com imensas prateleiras que pareciam infinitas de tantos livros. Era tudo tão lindo! Intrigada então, ela decidiu levar livros para casa e começou a lê-los. As histórias eram cativantes e levou Kéren a um mundo totalmente novo, repleto de possibilidades e ideias fascinantes. Ela ficou tão envolvida com aquele universo literário que não conseguia mais parar de ler.
Conforme Kéren mergulhava em diferentes livros, sua mente se expandia, sua perspectiva se ampliava e seu desejo de buscar uma vida melhor se fortalecia. Ela descobriu livros sobre empreendedorismo, autoajuda, finanças pessoais e desenvolvimento pessoal, que a inspiraram a tomar medidas concretas para mudar sua situação.
Kéren então começou a aprender habilidades práticas, como gestão financeira, marketing e liderança, por meio dos livros. Ela se tornou uma ávida leitora e aplicava os conhecimentos adquiridos em sua vida cotidiana. Com o tempo, seus esforços começaram a render frutos e seus futuros passos também foram se formando.
Quando os resultados apareceram
Com base nos ensinamentos dos livros, Kéren começou a empreender, investir, criar métodos e portanto a pensar mais em sua comunidade também. Ela usou suas habilidades recém-adquiridas para gerenciar tudo isso com eficiência, estabelecendo metas claras e implementando estratégias de crescimento.
À medida que tudo acontecia e prosperava, Kéren teve consigo que queria retribuir tudo o que tem alcançado. E hoje compartilha conteúdo e conhecimento com todos, incentiva programas de leitura para crianças, jovens, os de meia idade e idosos a fim de compartilhar o poder transformador da leitura que ela mesma havia experimentado. Kéren sabe que, através da leitura, poderia inspirar outras pessoas a buscar seus sonhos e acreditar no próprio potencial.
A história de Kéren continua se espalhando. E assim com o passar dos anos, muitas vidas foram transformadas e ainda estão sendo! por meio dessa iniciativa, proporcionando acesso ao conhecimento e à esperança de um futuro melhor.
Conclusão sobre a Leitura
O impacto da leitura na vida de Kéren foi profundo. Ela passou de uma jovem desiludida com a realidade difícil de se encarar a uma agente de uma pequena mudança que está crescendo a cada dia. E porque? como isso foi possível? Foi graças aos livros que ela encontrou e que lhe mostraram um mundo além das limitações que ela conhecia. E maiormente graças a Deus que tem iluminado e guiado todo esse percurso.
Assim, ao fim, vemos que a história de vida de Kéren é um exemplo inspirador de como a leitura pode abrir portas, despertar o potencial adormecido e capacitar as pessoas a moldarem suas próprias vidas. E isso que trago é apenas um lembrete de que, por meio da leitura, podemos transformar não apenas a nós mesmos, mas também as comunidades ao nosso redor.
Veja esse depoimento de Mario Sérgio Cortella:
Leia também: Os livros são espelhos que refletem em nossa Resposta para vida (pensarbemviverbem.com.br)