Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Jamais devemos menosprezar as pessoas humildes

SNM128510 Jesus Washing the Feet of his Disciples, 1898 (oil and grisaille on paper) by Edelfelt, Albert Gustaf Aristides (1854-1905) chalk and grisaille on paper 58x47 © Nationalmuseum, Stockholm, Sweden Finnish, out of copyright

Texto: Aline de Alencar Rosa

Talvez vocês já presenciaram uma cena de alguém fazendo algo de ruim a um de seus semelhantes pelo fato da pessoa ser ou mais humilde, ou com poucos recursos, ou desprovida de conhecimento e estudo.

Sim essas pessoas existem e elas não são poucas na sociedade, o que elas não sabem que ao maltratarem ou menosprezar alguém elas poderão futuramente apreciar o gosto de suas próprias atitudes, a lei do retorno não falha para esse tipo de pessoa, podemos ilustrar bem essa situação pela fábula “A árvore e o machado”.Essa fábula é mais uma das fantásticas obras de Esopo e ilustra com muita sabedoria e facilidade sobre esse assunto.

“Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado.

 As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria. Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.

 Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.

O carvalho, que só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa, cochichou para o cedro:

– Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho?

 Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!”

As pessoas que são mais humildes do que nós devem ser  tratadas com a mesma afeição que tratamos os demais, quando nós fazemos algo de ruim a alguém estamos prejudicamos um inocente. Todos devem ser tratados como iguais.

Na Bíblia mesmo fala sobre esse tipo de atitude. Jesus o filho de Deus tratava todas as pessoas dentro dos mesmos parâmetros.Ele não fazia distinção de ninguém.É muito bonito o que ele fez ao lavar os pés dos discípulos pois ele fez sem fazer acepção das pessoas .

No livro sagrado dos cristãos a bíblia em Tiago capitulo 2 e versículo 9  fala com clareza sobre esse assunto:

“Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.”


 Então ao agir com quer quem seja devemos tratar com respeito e afeição, pois todos querem ser tratados como iguais .

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile