Texto: Aline de Alencar Rosa
Talvez vocês já presenciaram uma cena de alguém fazendo algo de ruim a um de seus semelhantes pelo fato da pessoa ser ou mais humilde, ou com poucos recursos, ou desprovida de conhecimento e estudo.
Sim essas pessoas existem e elas não são poucas na sociedade, o que elas não sabem que ao maltratarem ou menosprezar alguém elas poderão futuramente apreciar o gosto de suas próprias atitudes, a lei do retorno não falha para esse tipo de pessoa, podemos ilustrar bem essa situação pela fábula “A árvore e o machado”.Essa fábula é mais uma das fantásticas obras de Esopo e ilustra com muita sabedoria e facilidade sobre esse assunto.
“Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado.
As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria. Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário.
Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores.
O carvalho, que só se deu conta da tragédia quando já era tarde demais para fazer alguma coisa, cochichou para o cedro:
– Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho?
Se não tivéssemos feito isso, quem sabe viveríamos muitos e muitos anos!”
As pessoas que são mais humildes do que nós devem ser tratadas com a mesma afeição que tratamos os demais, quando nós fazemos algo de ruim a alguém estamos prejudicamos um inocente. Todos devem ser tratados como iguais.
Na Bíblia mesmo fala sobre esse tipo de atitude. Jesus o filho de Deus tratava todas as pessoas dentro dos mesmos parâmetros.Ele não fazia distinção de ninguém.É muito bonito o que ele fez ao lavar os pés dos discípulos pois ele fez sem fazer acepção das pessoas .
No livro sagrado dos cristãos a bíblia em Tiago capitulo 2 e versículo 9 fala com clareza sobre esse assunto:
“Mas, se fazeis acepção de pessoas,
cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.”
Então ao agir com quer quem seja devemos tratar com respeito e afeição, pois todos querem ser tratados como iguais .
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem