Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Iogurte e suas propriedades

Iogurte e suas propriedades

Iogurte… Como essa história começou?

Não se sabe ao certo sua origem. Dizem que ele nos acompanha há 8.000 anos. Exitem várias hipóteses, espalhadas pelo mundo, que podem mostrar como foi seu aparecimento na antiguidade. 

Uma delas é que povos antigos da Ásia Central foram os primeiros a aprender como fazer iogurte natural. Provavelmente de maneira acidental, quando tentavam armazenar leite em condições precárias. O leite fermentava naturalmente com a ação das bactérias presentes nos estômagos de animais que eles usavam como recipientes. Descobriram que conseguiam conservar o leite mais tempo na sua forma fermentada.

Uma outra teoria data do período neolítico, entre 5.000a.C. a 3.500 a.C, quando os pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Eles armazenavam o leite em marmitas de barro, deixando ele ficar exposto as altas temperaturas do deserto, o que fazia com que ele fermentasse e se transformasse em um tipo de iogurte.

Os Assírios chamavam 0 iogurte de Lebeny, que significa vida. O que demonstra que as propriedades terapêuticas do iogurte eram conhecidas desde cedo.

 

Uma lenda diz que os exércitos de Gengis Khan, o Imperador Mongol que conquistou o maior império da história (mais de duas vezes a extensão do Brasil), se alimentavam principalmente do iogurte.

Dos derivados do leite, o iogurte é o mais consumido. Fonte de proteínas, minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido fólico).  A ingestão de alimentos com cálcio, como o iogurte, é muito importante na infância e na adolescência, pois previne a osteoporose e também outras doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto. O iogurte também possui baixo teor calórico e menos lactose que o leite normal.

“Em comunicado divulgado pela  Trinity College Dublin, na Irlanda, o pesquisador Eamon Laird, líder do estudo, disse que esse laticínio é uma fonte rica em nutrientes benéficos ao esqueleto. “Nossos dados sugerem que melhorar a ingestão desse alimento pode ser uma estratégia para manter a saúde dos ossos”, afirmou.”

Bastante versátil e de vários sabores, o iogurte é apreciado desde as crianças até aos adultos. Por ter em sua composição fermentos lácteos o iogurte auxilia no bom funcionamento do trato intestinal. Um intestino saudável é capaz de defender o organismo contra vários invasores.

 

Aveia, granola e chia enriquecem o iogurte. Já 2 nozes ou castanhas fornecem teores significativos de selênio, zinco e vitamina E.

Os iogurtes naturais e desnatados são bem vindos na culinária em geral, por apresentarem baixo teor calórico.

Consumir iogurte traz vários benefícios a saúde. Então o que está esperando para acrescenta-lo a sua dieta?

 

Leia nossa indicação e post “Arroz com Feijão… Um Casamento de Sucesso”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile