Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Inversão do calar

Inversão do calar

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Inversão do calar”.

Frase antiga: “Calar é ouro, falar é prata”. O sentido é que uma pessoa deveria ouvir mais do que falar. Nós estamos em tempos ruidoso, em que se deseja ficar expressando o tempo todo aquilo que se pensa, mas há uma coisa curiosa na inversão do calar. O poeta gaúcho Mario Quinta dizia: “Quando guri, tinha que me calar à mesa, só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho que ficar calado para as crianças falarem.

Esse tipo de inversão acaba levando a uma certa aceitação, em algumas famílias, do primado, da primazia, do poderio da criança sobre os adultos. Vários de nós – e sem aí trazer uma nostalgia daquilo que já foi, mas não querendo deixar lá no passado o que não deveria lá ter ficado -, vários de nós fomos educados, quando crianças, para nos calarmos quando adultos falavam.

Não que a nossa palavra devesse ser proibida, mas era uma questão de atenção, porque criança deseja ser o centro em vários momentos, e aí, como lembrou Quintana, agora adultos têm que se calar para as crianças poderem falar. Há um desequilíbrio que se precisa ser repensado.

Crianças estão em processo de formação e, nessa educação, é necessário que se insira, com muita precisão, o momento adequado de a criança ficar quieta, e também o de falar. Nessa relação, o mundo adulto precisa ser exemplar e especial.

Não dá para inverter.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile