Inversão desejada

Inversão desejada

Trocar de lugar de bom grado nem sempre é possível. Principalmente quando outra pessoa está no lugar que gostaríamos de estar porque lá é muito bom. Há várias situações na vida em que desejaríamos a inversão de situações.

Uma delas foi lembrada, de maneira muito apropriada, por Niceto Alcalá-Zamora (1877-1949), jurista espanhol, que, aliás, foi o último presidente da Espanha antes da Guerra Civil, deflagrada em 1937. Alcalá-Zamora, no seu Pensamentos e reflexões, escreveu: “Os ataques de inveja são os únicos em que o agressor preferiria, se pudesse, fazer o papel de vítima”.

Afinal de contas, ser vitimado pelo ataque de inveja de alguém, se esse ataque não é violento, se não carrega uma agressividade que coloque a integridade física em perigo, se não ameaça o meu caráter, produz um grande prazer.

E aquele que ataca, sem dúvida, também preferiria estar no papel da vítima desse ataque. A inveja é o exagero da admiração. Há pessoas que nos admiram e há outras que nos invejam. Quase sempre, o invejoso não é aquele que quer ter o que eu tenho, mas ele quer que eu não tenha. Isso poderia acalmá-lo dentro de uma circunstância.

Nessa hora, a inveja é uma manifestação não de admiração, mas de mediocridade.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário