Intimidade

Intimidade

Considerado como uma das mais influentes personalidades do mundo e autor de vários livros, Osho traz nesta obra não um manual, mas um tapa na cara de nós humanos, apontando verdades que fingimos desconhecer.

A capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com nossos semelhantes é uma tarefa que exige bastante esforço. Conectar com o outro, seja em termos de amizade, namoro ou até mesmo em relações de trabalho exige muito de ambas as partes.

Criar laços, ter intimidade, mostrar o seu melhor e o seu pior para o outro…

Todo mundo tem medo da intimidade. O que Osho destaca neste livro é exatamente isso. “Estamos todos escondendo mil e uma coisas – não só dos outros, mas de nós mesmos – porque fomos criados por uma humanidade doente, com todos os tipos de repressões, inibições, tabus. E o medo é que, com alguém que é um estranho – e não importa, você pode ter vivido com a pessoa por muitos anos, a estranheza nunca desaparece – você se sente mais seguro manter um pouco de defesa, um pouco de distância, porque alguém pode tirar proveito de suas fraquezas, de suas fragilidades, de sua vulnerabilidade. Todo mundo tem medo de intimidade”.

Somente quando duas pessoas se tornam íntimas elas não são mais estranhas. E é uma bela experiência descobrir que não só você está cheio de fraquezas, mas o outro também… Talvez todo mundo seja cheio de fraquezas.

“Mas você quer que tudo seja permanente. Você ama alguém e você promete que é para sempre, e você sabe perfeitamente bem que você não pode estar mesmo certo de amanhã ‘Eu te amo por toda a minha vida.’ – Você está dando uma falsa promessa. Tudo o que você pode dizer é: ‘Eu estou apaixonado por você neste momento e vou dar a minha totalidade para você.’ Sobre o próximo momento, eu não sei nada. Como posso prometer? Você tem que me perdoar”.

Mas os amantes estão prometendo todos os tipos de coisas que não podem cumprir. Então, a frustração vem, então a distância cresce, em seguida, brigas, conflitos, lutas, e uma vida que foi concebida para se tornar mais feliz se torna apenas uma longa e demorada miséria…”

Uma obra que nos leva a descobrir o que assusta na intimidade e como confrontar esses medos.
Leitura mais que necessária nesses tempos em que é tão difícil abaixar as próprias defesas e expor nossa total nudez e sinceridade!

Caso você interesse em adquirir o livro, você pode estar adquirindo o mesmo pelo link abaixo:

https://amzn.to/3w78kH7

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário