Injustiça veloz

Injustiça veloz

A justiça que tarda é, por isso, falha. Existe uma justiça que não tarda e não falha; uma clássica, que dizemos que “tarda, mas não falha”; e uma outra que tarda e falha.

Rui Barbosa (1849-1923) é personagem de várias histórias algumas delas muito boas, outras nem tanto.

Afinal, quando ministro, para preservar toda a história que não se queria mostrar, ele mandou incinerar os registros da Abolição da Escravatura formal, com todos os documentos e, portanto, em nome de uma purificação, acabou tirando boa parte do registro que garantiria até a reparação, se isso pudesse acontecer.

Rui Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, quando foi paraninfo da formatura de uma turma de Direito da USP (como a gente chamaria hoje, na época, em 1920, Largo de São Francisco de Direito), não pôde comparecer e mandou a famosa Oração aos moços, em que dizia: “A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário