A ingenuidade é uma das características de pessoas do espectro autista, causado muitas vezes pela dificuldade de comunicação e interpretação, trazendo muitos riscos e perigos para nós. No caso de mulheres autistas isso é mais perceptível nos relacionamentos amorosos e nas amizades femininas, estando mais vulnerável a relacionamentos abusivos e falsas amizades.
Lembro que eu sempre queria ter amigas, não me importava em fazer amizades com meninos, eu queria muito fazer parte do grupinho das meninas, mas normalmente eu era aceita apenas por uma amiga e as outras fingiam ter me aceitado e me tratavam diferente quando essa amiga não estava. Acabei tendo fama de falsa por essas “amigas” por contar tudo que elas me falavam, mas eu apenas estava sendo sincera até demais, que é umas das características no autismo.
Já nos relacionamentos, eu sempre tive a dificuldade em dizer “não” por medo de ser rejeitada ou para não magoar a outra pessoa. Quando eu tinha treze anos eu gostava de um garoto da minha escola que também gostava de mim e, ao mesmo tempo eu tinha um amigo que eu conversava muito pelas redes sociais, que gostava de mim. Acabei me envolvendo com os dois ao mesmo tempo, porque não podia ficar sem o garoto que eu queria mas também não queria magoar o meu amigo, no fim, os dois ficaram magoados…
E claro, estamos mais vulneráveis a abusos sexuais também, conheço muitos casos de meninas autistas que sofreram abuso, porque infelizmente é muito mais fácil fazer isso por causa de nossa inocência a malícia alheia… É muito importante os responsáveis de autistas estarem sempre alerta as pessoas em nossa volta, e que nos ensinem como identificar melhor os sinais de perigo.