Infância e saúde mental: A importância dos cuidados dos pais neste processo

Infância e saúde mental: A importância dos cuidados dos pais neste processo

Vivemos numa geração marcada pelo adoecimento psíquico da população adulta. Os ambulatórios de psiquiatria e psicologia estão cada vez mais sobrecarregados. O número de pacientes que estão realizando consultas de “primeira vez” tem aumentado consideravelmente deixando um sinal de alerta relacionado a saúde mental da população.


Uma das causas do adoecimento psicológico da população está relacionada a questões traumáticas vividas na infância. É nesta fase da vida que o indivíduo vai formando sua personalidade de acordo com as impressões que lhe são transmitidas sobre o mundo. A importância de uma boa oferta de cuidados por parte dos pais e dos familiares é fundamental para o desenvolvimento psíquico da criança. Nesta fase da vida, é preciso que etapas não sejam queimadas.


A criança necessita viver a infância plenamente como criança. Neste período é importante promover atividades voltadas ao brincar e ao convívio social com outros indivíduos da mesma faixa etária. Estes seres em desenvolvimento não podem estar envolvidos em assuntos relacionados a vida adulta. É muito comum vermos crianças envolvidas nas brigas dos pais, cuidando precocemente dos irmãos mais novos, exercendo funções de cuidado relacionadas a vida adulta e deixando de viver a infância como ela realmente deve ser vivida.


O amadurecimento precoce provocado por todas estas questões trará consequências negativas para a adolescência e para a vida adulta destas crianças. Por esta razão, o número de adultos com quadros de depressão, ansiedade e síndrome do pânico tem ocupado significativamente as estatísticas dos ambulatórios de saúde mental do nosso país.


É preciso que os pais e familiares tenham consciência da importância de uma infância mentalmente saudável para que seus filhos futuramente se desenvolvam como adultos psicologicamente saudáveis. Por esta razão, estes genitores precisam ser trabalhados para promover uma infância de qualidade para os seus filhos. Assim sendo, estaremos promovendo a saúde mental destas crianças e poderemos produzir bem estar psíquico para os novos adultos.

Deixe seu comentário